Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

quarta-feira, 27 de março de 2024

PROCEDIMENTOS DE ENTRADA

(republicação)
Questão apresentada pelo Respeitável Irmão Edison Carlos Ortiga, Rito Adonhiramita, COMAB, sem declinara o Oriente (Cidade) e Estado da Federação:
capituloadonhiramita@gmail.com

Estamos elaborando uma coletânea de procedimentos para o Rito Adonhiramita (COMAB), e no tocante a parte de cerimonial o rito, seja qual for, pouco dita as normas e sim a Potência, mas como é um assunto que gostaria que constasse nessa coletânea, e normalizar e uniformizar procedimentos sobre um fato muito corriqueiro entre nós, solicito uma ajuda do Irmão através de seu parecer. Trata-se de uma Loja incorporada em visita a outra loja, não sendo sessão conjunta, apenas visita. Penso que a Loja visitante entra em comitiva, tendo a frente seu Venerável, seguido pelos Mestres, Companheiros e Aprendizes. Estando a Loja aberta poderia apenas o Venerável, representando toda a delegação, fazer a marcha do grau e as respectivas saudações, ou todos, individualmente executarem este procedimento? Este assunto fica sob malhete até vossa opinião.

Considerações:

Não sou muito a favor dessas incorporações de Loja. Se elas existem como previstas nos respectivos regulamentos, o jeito é cumprir. Entendo sempre que na tradição maçônica existe mesmo a visita.

Seguindo a regra de que a maior autoridade geralmente entra por último considerando a Loja visitante, o primeiro que entra é o que se submete ao telhamento e a entrada formal. Nesse caso o Venerável é o último a entrar. 

Agora existem as entradas em família após a Ordem do Dia. Aí é o Venerável que entra por primeiro acompanhado do séquito. Nesse caso, embora na contramão, seria o Venerável que sujeitaria à formalidade. 

T.F.A. 
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: JB News – Informativo nr. 1.063 - Florianópolis (SC) – quinta-feira, 01 de agosto de 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário