Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

domingo, 17 de março de 2024

COMO PEDIR A PALAVRA

(republicação)
Questão apresentada em 28 de outubro de 2.010 e recuperada em 07 de abril de 2.013. Dúvidas apresentadas pelo Respeitável Irmão André Soares, Loja Sol e Liberdade, 2.897, GOB, sem declinar o nome do Rito, Oriente (cidade) e Estado da Federação.
prof_andresoares@hotmail.com

Recentemente surgiu uma dúvida de como se pede a palavra em Loja. Observando o Ritual e Apostilas de normas ritualísticas, eu não encontrei nenhuma informação. Alguns falam para bater palmas e sinalizar com o braço estendido, outros falam que é apenas para estender o braço, e outros falam que é para ficar em pé e a ordem. Qual é a forma correta de se pedir a palavra em Loja? Outra dúvida, a palavra pode voltar para as Colunas caso algum irmão assim o solicitar?

Considerações:

A forma mais comum de se pedir a palavra no Rito Escocês Antigo e Aceito é aquela em que o obreiro bate com a mão direita no dorso da mão esquerda e estende o braço direito para frente com a palma da mão virada para baixo chamando atenção daquele que concede a palavra. 

Ficar à Ordem nunca. Esse procedimento somente é adotado após ser concedida a palavra àquele que dela solicitou. 

Os Vigilantes pedem a palavra diretamente ao Venerável por um golpe de malhete. 

Retorno da palavra – criteriosamente o Venerável pode assim proceder, todavia nesse caso a palavra deve obedecer novamente ao giro a partir da Coluna do Sul. 

Na hipótese de um obreiro nas Colunas desejar o retorno da mesma, ele a solicita na forma de costume ao Vigilante da sua Coluna. 

Este por sua vez pede ao Venerável que ao seu critério poderá ou não concedê-la.

T.F.A. 
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: JB News – Informativo nr. 1.056 - Florianópolis (SC) – quinta-feira, 25 de julho de 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário