Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

domingo, 24 de março de 2024

PROCEDIMENTOS NA TRANSFORMAÇÃO DA LOJA NO SEGUNDO GRAU

(republicação)
Em 20/04/2018 o Respeitável Irmão Mateus Barbosa Carvalho, Loja Tzedek, 4124, REAA, GOB-RS, Oriente de Canoas, Estado do Rio Grande do Sul, formula a seguinte questão:

PROCEDIMENTOS NA TRANSFORMAÇÃO DA LOJA

Tenho uma dúvida em relação à transformação da Loja de Aprendiz para Companheiro. Em nosso ritual do GOB atual (de 2009) não cita a leitura de Amós, o acendimento das luzes e a exposição do painel, porém no ritual de Mestre toda essa transformação é detalhada. Qual o procedimento correto? Estamos infringindo alguma lei ao adotar a transformação completa mesmo não estando descrita no Ritual?

CONSIDERAÇÕES:

Eu particularmente entendo que não existe “meia transformação”.

Em termos de rituais, felizmente as coisas já se colocaram nos seus devidos lugares no ritual de Mestre Maçom, entretanto infelizmente ainda não no de Companheiro Maçom. 

Obviamente que uma transformação deve ser completa e de acordo com a liturgia do Grau. Para se transformar uma Loja de um grau para outro é preciso que ela seja literalmente transformada na forma de costume, ou seja, feita a leitura do Livro da Lei de acordo com o Grau, a alteração dos objetos emblemáticos, a exposição do Painel da Loja pertinente e por fim também as luzes litúrgicas que devem corresponder em número às previstas para o trabalho.

Comentários à parte, eu tenho dito que é preciso se acabar na Maçonaria com essa mania latina de abreviar as coisas em nome de se ganhar tempo. Na realidade essa é uma atitude de péssima geometria e de desdenho para com a liturgia do Rito. 

Como temos que por lei seguir os carimbos e convenções da Maçonaria latina, embora esse ritual do Segundo Grau mencione irritantemente uma economia de procedimentos para a transformação da Loja, mesmo assim somos obrigados a segui-lo, pois ele é um ritual em vigência.

A propósito, outras considerações a respeito podem ser também encontradas no Blog do Pedro Juk em Perguntas e Respostas onde publiquei nesse mês de junho uma resposta que também aborda esse tema.

Enquanto isso só nos resta esperar que em breve aconteçam as revisões e correções tão necessárias nos nossos rituais

T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.como
Fonte: pedro-juk.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário