Tradução J. Filardo
Quem diz segredo diz silêncio, proibição de uma revelação a quem não o compartilha.
As coisas sagradas dos antigos mistérios que eram conhecidos apenas pelos iniciados e que não haviam sido reveladas ao leigo eram chamadas aporrheta.
Na época de Abraão, vivia no Egito Hermes ou Idris II; ele foi apelidado Trimegisto por ser profeta, rei e filósofo. Ele ensinou a arte dos metais, alquimia, astrologia, magia, a ciência dos espíritos … Pitágoras, Empédocles, o Arquelau o Sacerdote, Sócrates, Platão e Aristóteles extraíram sua ciência dos escritos de Hermes. Eusébio declara expressamente que Hermes foi o instituidor dos hieróglifos; que ele os revelou aos sacerdotes e que Maneton, Sumo Sacerdote dos ídolos, os explicou na língua grega a Ptolomeo Filadelfo. Esses hieróglifos eram considerados sagrados e frequentemente chamados de “As Palavras de Deus”. Eles eram mantidos escondidos nos locais mais secretos dos templos. O grande segredo que os sacerdotes observavam sobre seus conhecimentos operativos, as altas ciências que professavam, fez com que considerassem e respeitassem em todo o Egito. A destruição de várias cidades, a ruína de quase todo o Egito por Cambises, rei da Pérsia, dispersou-os nos países vizinhos e na Grécia. Trouxeram suas ciências para lá, mas sem dúvida continuaram a ensiná-las da maneira por eles empregada, ou seja, misteriosamente. Não querendo esbanjá-los com todos, eles ainda os envolveram na escuridão das fábulas e dos hieróglifos, de modo que o homem comum, vendo, não vê nada, ouvindo, não entende nada. A expansão do Cristianismo elimina os últimos padres que dominam o segredo dos hieróglifos no final do IVe século.
Os gregos tinham um deus do silêncio, Harpócrates. Ovídio disse dele: “Quique premit vocem digitoque silentia suadet; aquele que controla a voz e persuade o silêncio com seu dedo. ” “É verdade que em todos os monumentos onde está representado, sua atitude é colocar o dedo na boca, para marcar, diz Plutarco, que os homens que conhecem os deuses, em cujos templos Harpócrates foi colocado, não devem falar sobre de forma imprudente ”.[1] “A estátua de Harpócrates estava entre os antigos sábios o emblema do segredo, que se fortalece com o silêncio, enfraquece & desaparece por parábolas ”.[1]
Ele era, no entanto, uma divindade na mitologia egípcia. Seu nome verdadeiro era, de acordo com Bunsen e Lepsius, Har-pi-krati, isto é, Hórus, a criança; acredita-se que ele era filho de Osíris e Ísis. Ele é representado por uma figura nua, às vezes sentado sobre uma flor de lótus, ou de cabeça descoberta com a esteira da infância ao lado, ou coberto por uma coroa de Hemhem, mas sempre com o dedo pressionado contra os lábios. “Harpócrates não é um deus imperfeito em estado de infância, nem qualquer um dos vegetais que estão começando a florescer. Em vez disso, ele deve ser visto como aquele que dirige e corrige as opiniões fracas, imperfeitas e imprecisas que os homens têm dos deuses. Assim, também ele mantém o dedo sobre a boca: uma atitude que é o símbolo do silêncio e da discrição. No último mês do ano egípcio, em julho, foram oferecidos a esse deus dos legumes, dizendo: “língua, sorte; linguagem, gênio”. De todas as plantas que crescem no Egito, a persea é a que é oferecida de preferência a este deus, porque seu fruto tem a forma de um coração e sua folha, a de uma língua ”[2].
Os romanos tinham uma deusa do silêncio chamada Angerona, representado como Harpócrates, um dedo na boca em sinal de segredo.
Existe uma lenda talmúdica do dedo do anjo: quando o Anjo da Noite se inclina sobre o bebê que nasce e que recebe nele a Neshamah, ele coloca seu dedo nos lábios do pequeno para impor à Neshamah[3] o segredo de todo o seu conhecimento das ligações entre o alto e o baixo, e o sulco que todos nós temos no meio do lábio superior é apenas o traço daquele dedo do anjo, o selo do segredo:
O Rei Salomão, em Provérbios 1.6, reconhece como objeto digno do estudo de um homem sábio estes segredos: “Vamos entender melhor as parábolas e frases, as palavras dos sábios e seus aforismos pungentes.”
“É por meio de um método hermenêutico de inspiração endógena, ou seja, inspirando-se no contexto de narração e representação do mundo dos criadores dessas histórias, que se torna possível acessar no sentido profundo e oculto de esses textos. O código estaria de fato integrado no texto e no contexto da narração, e é uma questão, apesar das óbvias dificuldades que isso representa, de discerni-lo ”.
A noção de sigilo, desde os primeiros Antigos Deveres (o Regius, o Cooke) aparece como uma injunção para proteger o artifex, o know-how das negociações veiculadas nos canteiros de obra.
Para Laurence Dermott, uma das principais qualidades que fazem a sabedoria de um homem é a sua força ou capacidade de guardar e esconder com inteligência os segredos honestos que lhe foram confiados, bem como os seus próprios negócios. [4].
Assim, em termos da loja do aprendiz-companheiro do Novo Catecismo dos Maçons de Louis Travenol vemos uma das portas do Templo de Salomão, no topo da qual de um lado está Harpócrates, e do outro a Verdade, tendo um espelho na mão[5] .
O segredo, que se justifica para a Maçonaria operativa pela necessidade de proteger a arte ou os segredos de fabricação específicos de cada corporação de of[icio, parece perder toda a legitimidade no caso da Maçonaria especulativa que não trabalha mais com materiais, mas com ideias. Em 1723, em Londres, é publicado em um Journal The Flying Post um texto nomeado Exame de um pedreiro que nos fala sobre as palavras, sinais, toques dos maçons e a cerimônia de recebimento de um leigo. Então, em 1730, Samuel Prichard, um maçom, membro em exercício ou demissionário da loja The Head of Henry VIII em Londres, publica, sob o título Maçonaria dissecada um ritual praticado dentro da Grande Loja de Londres que inclui para cada grau a descrição da cerimônia de iniciação. Em todo caso, o que aí se apresenta e se expõe só pode ser compreendido por meio da vivência da experiência vivida nas condições dos ritos de iniciação, não para fazer ou adquirir, mas para se tornar. A jornada iniciática não visa verificar o já revelado, mas exercitar a inteligência do oculto. Esta passagem será dividida em muitos dos chamados segredos convencionais que vão naturalmente da senha ao gesto que significa o estado interior de progresso, aos sinais de reconhecimento, etc. Todos esses derivados do segredo iniciático são altamente simbólicos, mas não são o segredo em si, são apenas um reflexo dele.
Quem diz silêncio diz espaço de escuta
“O silêncio do Zen obviamente não é aprender a se calar, se bloquear no silêncio, mas, pelo contrário, aprender a ouvir e a ver. Procura-se o silêncio para ouvir os outros e deixar de ouvir a si mesmo. ”
O silêncio do aprendiz nos ritos continentais é sua quinta jornada iniciática (depois do gabinete de reflexão + as três viagens da cerimônia de iniciação); ele se realiza na escuta, mas consiste também naquilo que ainda não lhe foi concedido e que lhe será dado, gradativamente, para ter todos os direitos do Mestre (direito de falar, de votar, de ocupar um cargo …). Calar-se, fazer silêncio, escutar é essencial para ouvir o mundo sutil e, por meio desses espaços libertados pelo silêncio, irrompe em nós todo um universo de forças insuspeitadas. O caminho da aprendizagem leva do pensamento silencioso à palavra redescoberta para dar sentido ao silêncio; o substantivo “palavra”, em si, em sua forma latinizada motus, significando silêncio, conforme lembra Lacan [7]. O silêncio desempenha o mesmo papel que a escuridão da qual nasce a luz. O silêncio, pela meditação e concentração que proporciona, permite escutar o outro e o invisível.
Quem diz silêncio diz segredo, porque é impossível dizer
O conhecimento que o maçom vem buscar na loja não pode ser colocado no mesmo nível que todo o conhecimento ao qual ele pode acessar nas instituições do mundo secular. Em suas Memórias, Casanova escreve: “O segredo da maçonaria é inviolável por sua própria natureza, pois o maçom, que o conhece, não o aprendeu de ninguém; ele o descobriu à força de ir à loja, observar, raciocinar e deduzir.”
Há um silêncio do mestre
Os mistérios, que os maçons também chamam de segredos da Maçonaria, se manifestam apenas dentro de cada pessoa; eles são constitutivos do convite permanente feito ao pedreiro para se conhecer. É um segredo cuja natureza profunda se enraíza na experiência individual que sublinha a passagem do eu para o sou, sobretudo no quadro coletivo de uma loja maçônica que mina o “eu” em favor de uma alteridade caritativa e no exercício de um ritual ancestral que ressitua o homem no arquétipo do movimento cosmogônico. De acordo com Mircea Eliade, o segredo não é apenas uma etapa na história da consciência humana, mas é um bloco de construção na estrutura dessa consciência.
O segredo é a nossa relação pessoal, no mais íntimo de nós, com Tudo o que nos rodeia. “
Se o segredo é o que o outro sabe e o que nós não sabemos, o mistério é o que ninguém o conhece está no silêncio, e somos portadores da sabedoria imemorial desse silêncio.
Para consultar com interesse:ecossaisdesaintjean.org/2015/02/le-secret-initiatique-de-la-divulgation-a-la-revelation-notion-de-reliance.html
Publicado em https://450.fm/2021/10/22/le-silence-initiatique/
Notas:
[1] Don Pernety, Les fables égyptiennes et grecques T. 1, 1786, p. 324 et 129 : gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k840802/f341.item.r et gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k840802/f146.item.r
[2]Plutarque, Isis et Osiris, § 68 : http://remacle.org/bloodwolf/historiens/Plutarque/isisetosiris1a.htm.
[3] A teoria esotérica judaica de Gilgul, o ciclo, imagina que após a morte o Neshamah, um dos três aspectos da alma, ascende à morada do paraiso acima, e recupera seu esplendor, isto é – a unidade do alto e o baixo, para um dia retornar em outro corpo.
[4] Ahiram Rezon, 1756, a partir da p. 16 : gpsdf.org/documents/Ahiman%20Rezon.pdf
[5]Louis Travenol , Nouveau Catéchisme des francs-maçons contenant tous les Mystères de la Maçonnerie, …, p.40,41 sur : gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k130898h/f44.item.
[6]J.M. Bazy, conférence du 28 septembre 2013 sur le zen pratique de silence :dogensangha.fr/index/le-zen/ecrits/extrait-de-la-conference-du-28-septembre-2013-sur-le-zen-pratique-de-silence-par-jean-marc-bazy
[7]“Efeito “Motus” que se abre como um tempo lógico de leitura, definindo um entorno da letra em termos de silêncio”, J. Lacan, O Seminário, Livro VII: A Ética da Psicanálise.
Fonte: https://bibliot3ca.com
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