Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

terça-feira, 5 de março de 2024

QUEM ENCERRA O LIVRO DE PRESENÇAS DA LOJA

Em 24.08.2023 o Respeitável Irmão Gilton Damasceno, Loja Deus e Justiça, 99, REAA, GLEB (CMSB), Oriente de Piritiba, Estado da Bahia, apresenta o seguinte:

QUEM FECHA A LISTA DE PRESENÇAS

Fiz uma pergunta sobre quem fala por último da sessão, já foi respondida. A segunda pergunta vai na mesma seara, ou seja: Quem assina por último do Livro de Ata na Sessão, o Venerável ou o Delegado Distrital. O Venerável de Honra, questionou com o Delegado Distrital, sobre quem fala por último e quem assina por último, ele bateu o pé firme e disse que era ele, por que ele estava representando o Grão-Mestre, então ele falava e assinava por último.

CONSIDERAÇÕES:

Salvo se os regulamentos da sua Obediência trouxerem outro entendimento, o consagrado é que quem encerra a lista de presenças no livro da Loja o Venerável Mestre.

Isso foi assim previsto por questões legais. Há Obediências, a exemplo do GOB, que trazem essa orientação no Regulamento Geral da Federação. Esse diploma legal exara em Artigo correspondente aos direitos e deveres do Venerável Mestre que é ele quem encerra a lista de presenças.

É bom que se diga, que encerrar o livro de presenças da Loja nada tem a ver com quem fala por último antes do encerramento dos trabalhos.

Aliás, já lhe respondi em outra ocasião que quem fala por último, isto é, após as conclusões do Orador, é apenas o Grão-Mestre, e não seus delegados ou representantes. Na verdade, esses falam antes dos comentários finais do Venerável.

Concluindo, esse é o meu entendimento, respeitando, todavia, o que reza nos regulamentos de cada Obediência, com é o caso da GLEB

T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: http://pedro-juk.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário