Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

quarta-feira, 13 de março de 2024

MESTRE INSTALADO É GRAU MAÇÓNICO?

Cleber Tomás Vianna,
M∴I∴, A∴R∴L∴S∴ Cavaleiros do Delta, 4544 – Piauí/Brasil.

Em Maçonaria tida como Simbólica, os graus maçônicos são três: Aprendiz, Companheiro e Mestre. Os demais graus acima destes em alguns ritos podem chegar a 33 (do 4º ao 33º) como é o caso dos Ritos Adonhiramita, Escocês Antigo e Aceito e Brasileiro. No Rito Francês ou Moderno, o ápice é o Grau 9 (4º ao 9º). Existem, também, Ordens de Aperfeiçoamento “inglesa” e “americana”.

Toda Loja Maçônica tem um presidente conhecido como Venerável Mestre, cujo título distintivo é dado ao irmão legalmente eleito e devidamente Instalado conforme Ritual específico.

Passado o período de sua gestão, o Venerável Mestre recebe o título de Ex-Venerável Mestre ou Mestre Instalado (Maçonaria Francesa) ou “Past Master” (Maçonaria Inglesa).

No Brasil, a prática do Ritual de Instalação foi introduzida através das Grandes Lojas nascidas da cisão de 1.927, quando as suas lideranças buscaram base nos trabalhos perpetrados pelas Grandes Lojas norte-americanas onde se pratica o Rito de York (americano) que, de certa forma seguem o modelo Inglês dos Antigos que, por sua vez aderem o Cerimonial de Instalação.

O Venerável é Instalado no Sólio como dirigente maior da Loja por um Conselho de no mínimo três Mestres Instalados previamente elegidos para tal, e desfeito logo após o cerimonial. A partir de 1968, o Grande Oriente do Brasil também adotaria esse costume introduzindo-o através de um Ritual específico produzido, a pedido, por Nicola Aslan. Através do Decreto nº 2.085 de 11 de
junho de 1968, o então Grão-Mestre Geral do GOB, irmão Álvaro Palmeira, decidiu:

…“Artigo Único. O Mestre Maçom, que tenha recebido a instrução esotérica de Mestre Instalado, por ter sido eleito Venerável Mestre de Loja Simbólica, ou exercido por eleição esse cargo, tem direito a usar a sigla M∴ I∴ após o respectivo nome.“. …

Com isso, adquiriu-se o costume de se apor ao nome do Obreiro na qualidade de Venerável (ou ex-Venerável) as letras tripontuadas – “M∴ I∴” -, o que não tardou a ser qualificada por alguns como se a qualidade distintiva de um Mestre Instalado fosse um Grau, o que de fato não é.

“O ápice da Maçonaria Simbólica é o Grau de Mestre Maçom. Ser instalado Venerável Mestre é o ápice do Mestre Maçom.”

Fonte: Maçonaria.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário