Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

quarta-feira, 6 de março de 2024

QUESTÕES DE RITUALÍSTICA

(republicação)
Questão apresentada em 31 de agosto de 2.010 e recuperada em 06 de abril de 2.013. O Respeitável Irmão Joaquim (sem declinar o nome completo) Mestre Instalado, sem declinar o nome da Loja, Obediência, Rito e Oriente (cidade) apresenta a seguinte questão:
jsouz@santiagonet.com.br 

Falando com o Irmão Colombo e o mesmo forneceu-me o seu e-mail como conhecedor de ritualística maçônica e como gosto do assunto venho a vossa presença para sanar as seguintes dúvidas: 1 - Quando o 1º diácono com a palavra sagrada desce do Oriente faz o Sinal ou não; 2 - Existe o termo Loja Aberta e Loja Fechada; 3 - O Guarda Interno só usa a espada quando necessário ou fica, como antigamente, com a espada sobre os joelhos; 4 - Se houver algum compendio relatando (ritualística) desde o átrio até o termino da sessão, gostaria de receber. 

CONSIDERAÇÕES:

1 – Se a Loja estiver aberta, isto é, no encerramento dos Trabalhos o Diácono antes de sair do Oriente, vira-se de frente para o Venerável e o saúda pelo Sinal. Quando da abertura dos trabalhos a Loja não está ainda declarada aberta, o Diácono desce normalmente sem Sinal. Os Sinais são previstos apenas em Loja aberta, ou quando da verificação se todos os presentes são Maçons. 

2 – Uma Loja estará aberta após a abertura do Livro da Lei, compostas as Luzes Emblemáticas conforme o Grau e assim declarada pelo Venerável Mestre. Uma Loja estará fechada depois de declarada no final dos trabalhos pelo Primeiro Vigilante. Uma Loja estará em processo de abertura quando obviamente fechada, estiver cumprindo a ritualística de abertura. Ainda. Loja fechada significa aquela que ainda não foi aberta ou que tenha já encerrados os seus trabalhos. Isso não significa “fechar a porta do recinto”. 

3 – O Cobridor fará uso do seu objeto de trabalho quando o ritual assim determinar, ou por dever de ofício. Outras situações a espada estará embainhada ou presa a um dispositivo localizado na faixa do Mestre conforme se apresenta na explicação das alfaias do Mestre e ritual correspondente. É ainda tolerada a colocação da espada em um aparelho fixo atrás do encosto da cadeira. Cobridor não fica com a espada sobre as coxas e muito menos com a ponta cravada no piso apoiada pelas mãos em sua guarnição. É sempre bom lembrar que cargos em Loja são privativos de Mestres Maçons e, dentre as indumentárias dos Mestres está a faixa com a joia. 

4 – Está previsto para os três rituais um manual de procedimentos, porém após uma revisão minuciosa desses rituais. 

T.F.A. 
PEDRO JUK- jukirm@hotmail.com
Fonte: JB News – Informativo nr. 1.050 - Florianópolis (SC) – sexta-feira, 19 de julho de 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário