Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

quarta-feira, 24 de outubro de 2018

DO MEIO DIA A MEIA NOITE

DO MEIO DIA A MEIA NOITE
Lúcio Gaspar Castro Costa M∴I∴ 

Tem coisas que se diz e não se escreve e outras se escreve mas não se diz. Sobre Maçonaria prefiro a primeira idéia. Mas por que? Porque aquilo que hoje acho que é verdade, amanhã poderá não ser. Sou volúvel ? Não. Sou suscetível de novas idéias e/ou verdades. Mas vamos em busca de novos desafios, e espero num futuro breve ser contestado para que todos possamos crescer.

DO MEIO DIA A MEIA NOITE

Este horário de trabalho sempre me despertou curiosidade. Alguns IIr∴ tem explicações astrológicas a respeito do assunto, e várias outras explicações já ouvi, entretanto nenhuma delas me convenceu. Com o fruto de minha imaginação muito meditei a respeito. Procurei voltar no tempo e me deparei com uma explicação mais simples. Não teriam os “copistas” se equivocado? Acho que sim, entendo que a expressão correta seria:

DO MEIO DO DIA AO FIM DO DIA

Mas qual a diferença? Se nos colocarmos no Oriente Médio, principalmente entre os hebreus, mais precisamente nas regiões desérticas, iremos encontrar hábitos diferentes dos ocidentais, pois lá o dia inicia as 18 horas, ou seja, no por do sol. Sendo assim o Meio do Dia será as 6 horas da manhã e o fim do dia será, então, as 18 horas, no novo por do sol.

Para melhor entendimento, viajemos no tempo. Retornemos aquela época e data, onde trabalhadores tinham que viajar antes do sol nascer, para evitar o calor, e estar no canteiro de obras no nascer do dia, retornando após o sol se por, para fugir do calor escaldante.

Olhando nosso ritual sobre este novo prisma , as letras ali encontradas começam a tomar novas formas. Vejamos. Na abertura dos trabalhos em Loja:

V∴M∴ Para que ocupais esse lugar, Ir∴ 2° Vig∴?

2° Vig∴ Para poder melhor observar o Sol no meridiano, chamar os obreiros para o trabalho e mandá-los à recreação, a fim de que os trabalhos prossigam com ordem e exatidão.

V∴M∴ Para que ocupais esse lugar, Ir∴ 1° Vig∴?

Assim como Sol se oculta no Ocidente para terminar o dia, 1º Vig∴ assim aí se coloca o 1º Vig∴ para fechar a Loja, pagar os obreiros e despedi-los contentes e satisfeitos.

V∴M∴ Para que o Venerável Mestre se senta no Oriente?

1º Vig∴ Assim como o Sol nasce no Oriente para fazer sua carreira e iniciar o dia, assim aí fica o Ven∴ Mest∴ para abrir a Loja, dirigir-lhe os trabalhos e esclarecê-la com as luzes de sua sabedoria nos assuntos de nossa Sublime Instituição.

Adotando o horário hebraico teremos o nascer do Sol, por volta das 6 hrs. da manhã, o Sol no meridiano por volta das 12 hrs, e o fim do dia as 18 hrs.

Concluindo:

Nesta nova colocação, fica mais fácil compreender os acontecimentos ritualísticos. Inicialmente invocamos o G∴A∴D∴U∴ para iniciarmos nossos trabalhos as 6 hrs. da manhã. Com o Sol no meridiano (12 hrs), o 2º Vig∴ nos manda para a recreação, isto é, fazer uma refeição frugal e depois descansar (na sombra), enquanto o sol está muito forte, e no final do dia (18 hrs) o 1º Vig∴ nos paga e nos dispensa do trabalho, pois não sabe se retornaremos no dia seguinte. O ágape é uma forma para que os viajantes façam suas jornadas alimentados tendo condições e satisfação de retornar no dia seguinte.

Discretamente o nosso ritual também nos diz que a alimentação deve ser equilibrada no seus horários, mais rica ao nascer do dia (6 hrs. da manhã), no fim do dia (18 hrs) quando o sol estiver no meridiano uma alimentação frugal é a recomendável, antes de uma longa jornada.

Capão da Canoa,25 de Julho de 2000

Fonte: Revista Acácia Nº 61 pag. 30

Nenhum comentário:

Postar um comentário