Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

terça-feira, 2 de maio de 2023

PADROEIROS DA MAÇONARIA: SÃO JOÃO EVANGELISTA

Autor: Guilherme Cândido

João o Evangelista (Joannis Evangelistae), João o Divino (John the Divine), Apóstolo da Caridade (Apostle of Charity) ou ainda Apóstolo Amado (Belover Apostle), foi um dos doze apóstolos de Jesus Cristo, autor do Evangelho segundo João, as três epístolas de João e o livro do Apocalipse, presentes na Bíblia cristã. Foi o mais novo dos 12 discípulos, com cerca de vinte e quatro anos quando chamado por Jesus, era pescador de profissão e trabalhava junto com seu irmão Tiago.

São João Evangelista

João Evangelista foi canonizado no período “pré-congregação”.

Sua comemoração é em 27 de dezembro, data de seu nascimento, de acordo com o Martirológio Romano, como se vê: “27 Decembris […]Apud Ephesum natalis sancti Joannis, Apostoli et Evangelistae, qui, post Evangelii scriptionem, post exsilii relegationem et Apocalypsim divinam, usque ad Trajani Principis tempora perseverans, totius Asiae fundavit rexitque Ecclesias, ac tandem, confectus senio, sexagesimo octavo post passionem Domini anno mortuus est, et juxta eamdem urbem sepultus.”. Traduzindo, tem-se “27 de dezembro […] Em Éfeso, aniversário de São João, o Apóstolo e Evangelista, que escreveu o Evangelho, foi exilado e escreveu o livro do Apocalipse Divino, fundou e construiu igrejas em toda a Ásia no tempo do imperador Trajano e por fim, desgastado pela idade avançada, morreu no sexagésimo oitavo ano após o ano da Paixão do Senhor, e foi enterrado na mesma cidade.”. O dia 27 de dezembro é também data muito próxima ao solstício de verão (no hemisfério sul e solstício de inverno no hemisfério norte).

João era filho de Zebedeu e Salomé, e irmão de Tiago o Grande. Nos evangelhos os dois irmãos são frequentemente chamados de filhos de Zebedeu e também de Boanerges, ou seja, Filhos do Trovão, apelido dado a eles por Jesus em virtude do temperamento impetuoso deles.

Originalmente, João era pescador e pescava com seu pai e irmão no lago de Genesaré. Existem narrativas tradicionais que relatam ter sido o Evangelista inicialmente discípulo de João Batista, e que depois foi chamado por Cristo a partir do círculo de seguidores do Precursor para se tornar seu discípulo, juntamente com Pedro e André.

Para se ter uma ideia da importância atribuída ao apóstolo João, apenas ele e Pedro foram enviados à cidade para preparar a última ceia. Na própria santa ceia João tinha lugar ao lado de Cristo no peito de quem se inclinou. Foi João também que seguiu junto a Pedro com Cristo para o palácio após sua detenção. João permaneceu sozinho próximo de seu amado Mestre, ao pé da Cruz no Calvário com a Mãe de Jesus, Maria, pela qual recebeu de Jesus a incumbência de tomar conta como se fosse sua própria mãe.

Mais tarde João esteve, junto de Pedro, ligado as atividades iniciais do movimento cristão e tornou-se um dos principais sustentáculos da Igreja de Jerusalém.

Em sua jornada com pregador, foi diversas vezes preso, torturado, até ser exilado na ilha de Patmos por aproximadamente 4 anos (estudiosos dizem ser quando escreveu o livro de Apocalipse, do qual apenas pequena parte foi preservada).

Morreu de causas naturais em Éfeso, no ano de 101 d.C., aos 92 anos de idade (alguns estudos dizem que ele teria mais de 100 anos).

João Evangelista é padroeiro de centenas de cidades. Sua imagem é atrelada a um Livro, um Caldeirão, um Cálice, uma Serpente, um Cálice com uma Serpente, ou ainda uma Águia.

Referências Bibliográficas:
Fonte: https://pavimentomosaico.wordpress.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário