Há muitas especulações (e invencionismo) sobre várias personalidades da História, se elas foram iniciadas ou não. Quando o assunto são os presidentes dos Estados Unidos, muitos os tratam como se todos eles fossem envolvidos com a Ordem.
Dois dos primeiros presidentes daquele país, George Washington e James Monroe, eram Maçons. Além deles, figuras importantes dos Estados Unidos, como Benjamin Franklin, John Hancock e Paul Revere também foram iniciados.
Porém, muitas figuras importantes na Revolução Americana, incluindo John e Samuel Adams, Thomas Jefferson, James Madison e Thomas Paine, NÃO eram Maçons.
Das 56 figuras que assinaram a Declaração de Independência, apenas nove eram maçons reconhecidos, de acordo com a Grande Loja da Pensilvânia; e dos 39 delegados do Congresso Continental que assinaram o projeto de Constituição da nova nação em 1787, apenas 13 (um terço) eram Maçons.
Thomas Jefferson por exemplo, o terceiro presidente dos Estados Unidos, não é reconhecido como Maçom pelas Obediências americanas e seu nome não aparece na "Lista de Presidentes Maçons". Não obstante, não há registro em nenhuma Loja sobre a sua iniciação, nem há quaisquer referências à sua filiação maçônica nos seus documentos pessoais.
Fonte: Facebook_Curiosidades da Maçonaria
Nenhum comentário:
Postar um comentário