Ir∴ Bruno Bezerra de Macedo MM - ARLS Adolfo Bezerra de Menezes n° 100 filiada a Grande Loja do Estado do Ceará GLMECE
Na Maçonaria a Estrela de Davi simboliza a divindade suprema, tendo, ao centro, as quatro letras hebraicas que formam o nome (impronunciável) de Deus: iôd, He, vav e He.
A Estrela de seis pontas também serva para simbolizar os dirigentes de uma Loja Maçônica, de acordo com suas atribuições ligadas a espiritualidade, ou a materialidade.
Assim, no triangulo de ápice superior, o ângulo superior representa o Venerável Mestre, enquanto os dois outros representam os dois Vigilantes, pois competindo a estes dois oficiais maçônicos a orientação espiritual da Loja, eles formam o triangulo da espiritualidade.
No triangulo de ápice inferior, o ângulo inferior representa o Cobridor, enquanto os dois outros representam o Orador e o Secretário, pois competindo a eles a orientação material da Loja (o Orador zelando pelo cumprimento das leis, o Secretários redigindo as atas e o Cobridor velando pela segurança do Templo), eles formam o triangulo da materialidade”.
As suas seis pontas somadas ao seu centro representam o número sete, número de importante significado para o Judaísmo. Ao mesmo tempo a representação da estrutura 3 + 3 + 1 também corresponde à Menorá - candelabro de sete braços, que é também um dos símbolos mais conhecidos da identidade judaica.
De acordo com a CABALA, a Estrela de David insinua a representação das sete emanações divinas (sefirot) inferiores. Cada triângulo dos seis triângulos que formam os lados da estrela representariam uma emanação e o centro dos triângulos maiores sobrepostos da Estrela de David representariam a emanação denominada MALCHUT: Sétima semana - Soberania, Nobreza, Liderança.
Soberania: o último dos sete atributos – é diferente dos seis anteriores. É um modo de ser, não uma atividade.
Nobreza: é uma expressão passiva da dignidade humana, que nada tem em si mesma, exceto aquilo que recebe das outras seis emoções.
Liderança: é a arte do desprendimento; é apenas um reflexo de uma vontade Superior.
O MALCHUT manifesta-se e torna reais o caráter e a majestade do espírito humano. É a própria fibra que nos faz humano.
Há um significado maior na estrela de David, pois muitos afirmam que ela é um símbolo do próprio Messias, conforme dito no L.'. L.'.: “Eu, Jesus, enviei o meu anjo para vos atestar estas coisas a respeito das igrejas. Eu sou a raiz e o descendente de Davi, a estrela radiosa da manhã.” (Apocalipse 22:16).
Segundo o escritor maçônico Nicola Aslan, a Estrela de Davi é a representação visual de uma classe de símbolos da maçonaria, relacionados com Deus, a criação e perfeição.
Predominante na Maçonaria, a estrela de seis pontas é vista como um símbolo de proteção encontrada em muitos templos e escrituras; representa também o equilíbrio e a harmonia pela união dos elementos masculino (linga) e feminino (yoni) e da energia passiva e ativa, que pode ser comparado com os princípio do símbolo Yin e Yang.
Fonte: Facebook_Pedreiros Livres
Nenhum comentário:
Postar um comentário