Ir∴ Laurindo Roberto Gutierrez Loja Regeneração 3ª. – Londrina - PR
A iniciação é um ato decisivo e definitivo na vida de um profano prestes a se tornar maçom. Não existe outra oportunidade igual. Ela é única. Se não for bem conduzida e plena de emoção e respeito por parte dos envolvidos neste ato, é possível que o recipiendário não vivencie e não sinta intensamente cada movimento, passo, ruído, som e odores no desenrolar da cerimônia.
A iniciação tem mais que emoção e sentimento em si, do que se pode imaginar, e cada um reage á sua maneira de acordo com sua sensibilidade e percepção. O silencio e a seriedade no ambiente devem ser perfeitos para que todos, em especial os neófitos, possam assimilar o que acontece.
Os que conduzem a cerimônia devem se compenetrar da importância do ato e os que a assistem tem a obrigação de colaborar para que tudo saia à perfeição, pois neste momento a egrégora esta formada e todos irmanados num só espírito. O ambiente deve estar envolvente e harmonizado para que se possa “ouvir” o silêncio.
A impostação de voz deve ser observada e treinada antes, pois o iniciado em quase estado de quase transe precisa que tudo tenha muita clareza para melhor compreensão. Consideremos que depois de horas privado da visão ele deve estar psicologicamente desgastado e com dificuldade de entendimento.
Um irmão de minha loja diz que enquanto estava com os olhos vendados e de tal forma envolvido, sentiu uma leveza de espírito que o fez conhecer deus.
Abordo o assunto, a iniciação , pois sabemos que ainda hoje, pseudo maçons insistem em transformar a sessão magna de iniciação antes mesmo que ela tenha início, num ato para seu divertimento expondo o candidato ao ridículo fazendo-o andar sem destino pela cidade ou deixando-o numa praça pública à espera de seus “algozes” e ainda hoje se usa a famigerada tábua de pregos. Estes maçons praticam esta covardia contra um profano amigo, que vendado não pode se defender nem identificar quem assim age. É desumano e anti-maçônico. É uma prática medieval.
Se o iniciando não sentir nem entender as mensagens transmitidas na iniciação, seu ingresso na ordem poderá ser uma perda de tempo e resultar num retumbante fracasso com mais um faltante crônico as sessões de sua loja. Creio que uma iniciação bem feita pode formar um maçom verdadeiro, ou apenas revestir um profano com o avental, se não bem realizada. Ela é a mais importante atividade maçônica, e deve ser realizada somente entre irmãos reunidos em absoluto segredo e dominados pelo sentimento de amor que só os iniciados nos augustos mistérios, são capazes de sentir.
Fonte: JBNews - Informativo nº 286 - 10.06.2011
Nenhum comentário:
Postar um comentário