Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

sábado, 25 de outubro de 2025

PALAVRA SAGRADA - GRAFIA CORRETA

Em 01.05.2025 o Respeitável Irmão Presley Frank Tolentino Marra, Loja Renovação e Sabedoria, 3489, REAA, GOB MINAS, Oriente de Patos de Minas, Estado de Minas Gerais, apresenta a pergunta que segue:

PALAVRA SAGRADA

Após o Manual de 2024 como fica a o nome da palavra da Coluna para o GOB, ...oo..., ou ...oa...? Transmissão da palavra por aqui todos ainda falam ...oo...

CONSIDERAÇÕES:

Na Maçonaria Brasileira as duas palavras são regularmente aceitas, tanto“...oo...”, assim como “...oa...”.

A questão desta diferença de grafia fica por conta das versões bíblicas utilizadas pela Maçonaria regular aqui no Brasil. 

Na versão bíblica da Vulgata, traduzida para o latim por São Jerônimo, a palavra aparece com vogais dobradas (“...oo...”), portanto trata-se de uma corruptela da escrita original em hebraico. Já na versão dos Setenta (Septuaginta), traduzida do hebraico para o grego com a finalidade de atender aos judeus helenistas, a grafia não aparece com vogais dobradas ("...oa..."), o que, em última análise, é a forma correta escrita em hebraico.

Comumente na Maçonaria brasileira, que é filha espiritual da França, adota-se a versão latina da Bíblia (Vulgata), onde a palavra, como corruptela, aparece com as vogais dobradas. 

No entanto, por conta de ritos de vertente anglo-saxônica, que também são praticados no Brasil, utiliza-se também a versão bíblica Septuaginta (Dos Setenta), onde a palavra aparece escrita de modo correto, sem vogais dobradas.

Graças a isso, na Maçonaria brasileira existem duas correntes, a dos que defendem a palavra escrita com vogais dobradas (...oo...), e outra dos que defendem sem vogais dobras (...oa...). Assim, no Brasil é possível se afirmar que ambas as formas são aceitas – a original e a corruptela.

T.F.A.
PEDRO JUK - SGOR/GOB
jukirm@hotmail.com
Fonte: http://pedro-juk.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário