Em 09.04.2025 o Respeitável Irmão Marcelo Gass, Loja Tríplice Aliança, 3277, REAA, GOB-PR, Oriente de Toledo, Estado do Paraná, apresenta a dúvida seguinte:
CARTA CONSTITUTIVA.
E um dos seus consultórios Irmão diz assim: No que diz respeito à Carta e o REAA, a forma mais tradicional é a de que ela emoldurada fique exposta à visão de todos descansando sobre o último degrau que leva ao sólio, simétrica à Prancheta do Mestre (uma das três joias fixas da Loja), encostada na frente do altar-mor que é ocupado pelo Venerável Mestre. Mas por que a mesma não está na Planta do Templo?
CONSIDERAÇÕES:
Como foi dito, é a forma mais tradicional, o que não quer dizer que seja obrigatória a exposição da Carta Constitutiva no terceiro degrau que leva ao sólio.

Nos últimos rituais editados pelo GOB nada foi encontrado a respeito do lugar da Carta Constitutiva na Loja. Por cauda disso é que no novo ritual resolveu-se também por não indicar um lugar específico para a exposição deste documento.
Vale ressaltar que o costume de se expor a Carta Constitutiva em um quadro emoldurado sobre o terceiro degrau, encostado no Altar, se deu devido ao fato de que várias Lojas podem ocupar um mesmo Templo durante os dias da semana. Por consequência disso, muitas Lojas acabaram deixando expostas suas cartas, umas ao lado das outras, recostadas no Altar. Ao final disso, a moda acabou se consagrando como um lugar bastante utilizado para essa finalidade.
Sem nenhum caráter iniciático, senão meramente administrativo, vale lembrar que o que a Loja, como corporação, além da sua Carta Constitutiva, também se identifica pelo seu Estandarte.
T.F.A.
PEDRO JUK - SGOR/GOB
jukirm@hotmail.com
Fonte: http://pedro-juk.blogspot.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário