Laurence Healey(*)
A primeira metade do século XX foi marcada por grandes transformações sociais, entre elas o crescimento de organizações de serviço e associações humanitárias, especialmente nos Estados Unidos. Essas instituições mobilizaram recursos, trabalho voluntário e conquistaram grande prestígio público, o que levou alguns maçons a questionarem se a Maçonaria não deveria adotar iniciativas semelhantes. Muitos membros sentiram frustração ao comparar a Ordem com essas entidades mais ativas e visíveis na sociedade.
Entretanto, a essência da Maçonaria não está em projetos de ação coletiva, mas na formação do caráter individual. Seu papel é transmitir valores morais e espirituais por meio de rituais e símbolos, moldando homens melhores que, por sua vez, levam esses princípios para a sociedade. Assim, o impacto da Ordem ocorre de forma indireta, quando cada maçom aplica em sua vida os ensinamentos adquiridos na Loja.
Comparada a uma universidade, a Maçonaria ensina princípios que devem ser praticados pelos seus membros no mundo, mas não cabe à instituição em si executar obras ou projetos sociais como corpo organizado. Sua missão é preservar a unidade, a harmonia e os valores eternos, evitando se perder em disputas externas ou em iniciativas que poderiam comprometer sua natureza.
Dessa forma, a força da Maçonaria não está em competir com outras organizações de serviço, mas em manter firme sua tradição, lapidando homens que reflitam em suas ações os ideais de verdade, honra, justiça e caridade. Como afirmou o rei George VI, a grandeza da Ordem está na fidelidade aos princípios que a sustentaram por séculos — e é neles que deve permanecer para seguir influenciando positivamente a humanidade.
(*) Grande Primeiro Vigilante, Grande Loja da Columbia Britânica, 1950-1951. Resumo do discurso proferido na 10ª Conferência Anual das Grandes Lojas do Canadá Ocidental (1950) em resposta à pergunta: "Nossas Grandes Lojas Ocidentais devem patrocinar um programa específico?".
Fonte: Facebook_Curiosidades da Maçonaria
Nenhum comentário:
Postar um comentário