Em 10.04.2025 o Respeitável Irmão Fernando Gonçalves Simões Pires, Loja São João da Cachoeira, 3658, GOB -RS, Oriente de Cachoeira do Sul, Estado do Rio Grande do Sul, faz a pergunta seguinte:
CIRCULAÇÃO DO SEGUNDO DIÁCONO
Quando da circulação do 2º Diácono tenho notado em Loja Aberta, que ele, no Ocidente, quando passa pelo Delta, faz uma parada, que, no meu ver é completamente errado saudar, pois, somente é saudado pelo 1º Diácono quando do Oriente desce, para transmitir a palavra ao 1º Vigilante!
Peço sua opinião.
CONSIDERAÇÕES:
Conforme mencionam os rituais do REAA em vigência no GOB, edição 2024, não existe nenhuma saudação ao Delta. Saudações em Loja estão previstas nas páginas 42 e 43 do Ritual de Aprendiz do REAA.
Vale ressaltar que qualquer saudação em Loja só ocorre se a mesma estiver ritualisticamente aberta. Não há saudação se a Loja ainda não tiver sido declarara aberta pelo Venerável Mestre.
Reitera-se que saudação em Loja aberta é feita ao Venerável Mestre quando da entrada e saída do Oriente e às Luzes da Loja (Venerável e Vigilantes) quando da entrada formal (pela Marcha do Grau) ou ainda na saída definitiva da Loja antes do encerramento dos trabalhos.
É oportuno também mencionar que não existe saudação ou parada formal quando se cruza o equador do Templo.
No caso dos Diáconos, durante a abertura dos trabalhos, o 1º Diácono não faz nenhuma saudação, nem ao sair e nem ao retornar ao Oriente. Já no encerramento, devido a Loja ainda estar aberta, ele saúda o Ven∴ Mestre ao sair e ao retornar ao Oriente. Quanto ao 2º Diácono, tanto na abertura como no encerramento dos trabalhos, o mesmo não faz nenhuma saudação.
T.F.A.
PEDRO JUK - SGOR/GOB
jukirm@hotmail.com
Fonte: http://pedro-juk.blogspot.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário