Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

quinta-feira, 2 de outubro de 2025

ALTAR DOS JURAMENTOS - REAA

Em 01/04/2025 um Irmão que pede anonimato, Loja do Rito Brasileiro, COMAB, Estado de Minas Gerais, apresenta a dúvida seguir:

ALTAR DOS JURAMENTOS

Estudo sempre outros ritos, dado que creio que devemos ter noção ao máximo de todos os ritos possíveis.

Estudando a história do REAA, deparei-me com o fato de que, aqui no Brasil, o REAA tem duas estruturas para posição do L∴ da L∴

- GOB: no centro do mosaico, centro da Loja

- Grandes Orientes (COMAB): No oriente.

Estou tentando entender qual foi a primeira posição, quando mudou e o motivo.

Se o Ir∴ puder me dar uma luz sobre isso, ficaria imensamente grato.

CONSIDERAÇÕES:

Creio que o Irmão esteja equivocado ao mencionar que no REAA praticado pelo GOB, o Altar dos Juramentos fica no Ocidente, no centro da Loja.

Como atual Secretário Geral de Orientação Ritualística do GOB/PODER CENTRAL posso lhe assegurar que no REAA o Alt∴ dos JJur∴ fica rigorosamente no Oriente, logo à frente do Altar ocupado pelo Ven∴ Mestre.

Quem de fato utiliza o Altar no centro são as Lojas que fazem parte da CMSB (Grandes Lojas Estaduais Brasileiras).

Esta posição do Altar no centro da Loja ocorre porque Mário Marinho Béhring, ao buscar reconhecimento nos EE∴ UU∴ da América do Norte para a sua Obediência recém fundada em 1927, acabou inserindo no ritual de 1928, elaborado para as suas Grandes Lojas, práticas ritualísticas oriundas do sistema do franco-maçônico básico norte-americano, conhecido como Blue Lodges.

 Além do equivocado Alt∴ ao centro do Templo, Béhring também inseriu no seu novo ritual outros elementos estranhos ao REAA, como por exemplo, a formação de pálio sobre o Alt∴ por ocasião da abertura e fechamento do Livro da Lei, o uso de bastão pelos Diáconos, mudou a cor do avental de Mestre, de vermelho (original) para azul, etc. Mais tarde, esse ritual, mediante essas inserções (1928) ficaria conhecido como Rito Escocês de Mário Béhring.

Especificamente sobre o Alt∴ dos JJur∴ no REEA, por circunstâncias históricas que ocorreriam no início do século XIX na França, das quais o aparecimento das Lojas Capitulares, nascia também, no Oriente da Loja, um pequeno móvel como extensão do Alt∴ do Ven∴ Mestre, o qual ficaria conhecido como Alt∴ dos JJur∴.

Primitivamente, nos Templos do REAA não existia Oriente elevado e nem balaustrada. O espaço de trabalho (sala da loja) era todo do mesmo nível e as obrigações (juramentos) eram tomadas sobre o Altar do Venerável.

À vista do aparecimento das Lojas Capitulares, criadas pelo Grande Oriente da França em 1814, e a necessidade de se ter um espaço exclusivo para o santuário Rosa Cruz capitular, o Oriente do Templo acabou sendo elevado e separado do Ocidente por uma balaustrada. Graças a isto é que aparece o Alt∴ dos JJur∴como um pequeno móvel separado do Altar mor.

Era de fato uma extensão do Altar do Venerável. Era móvel para atender aos Irmãos do simbolismo, já que no sistema capitular só ingressavam no Oriente irmãos que tinham alcançado os graus capitulares.

Nesse sistema, criado pelo Grande Oriente da França, o Athersata (governador do Capítulo) era também o Ven∴ Mestre do simbolismo. Para as tomadas de juramento dos Irmãos dos três primeiros graus (Lojas de São João), o Alt∴, ainda no Oriente, era deslocado para a frente até o limite com o Ocidente. Concluídas as tomadas de obrigação, o Alt∴ móvel era recolocado novamente no seu lugar (logo à frente do Alt∴ do Ven∴).

À bem da verdade, o Altar dos Juramentos não saía do Oriente sob nenhuma hipótese, sendo apenas deslocado pelo Oriente para atender à demanda litúrgica dos três primeiros graus. Esta é a razão do porquê de o Alt∴ dos JJur∴, no REAA, ficar rigorosamente no Oriente.

Mais tarde, com a extinção das Lojas Capitulares, no final do século XIX e início do XX, o simbolismo resolveu manter o resquício capitular do Oriente elevado e separado. Da mesma forma, também permaneceu no Oriente o Alt∴ dos JJur∴como uma extensão do Alt∴ do Ven∴. Assim, no simbolismo extinguia-se o santuário Rosa Cruz e o espaço do Oriente passava a ser o final da jornada iniciática, agora tornando-se lugar restrito aos Mestres Maçons, Ex-veneráveis, Autoridades, além do próprio Venerável Mestre.

Outras informações poderão ser encontras nas respostas publicadas no Blog do Pedro Juk em http://pedro-juk.blogspot.com.br

T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: http://pedro-juk.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário