Em 02.04.2025 o Respeitável Irmão Júlio Marsoletto, Loja Acácia do Triângulo, 1924, REAA, GOB MINAS, Oriente de Uberlândia, Estado de Minas Gerais, apresenta a seguinte pergunta:
CHAPÉU NEGRO E DESABADO
Por gentileza, eu gostaria de saber o significado do Chapéu do Venerável Mestre nas sessões regulares do GOB/REAA?
CONSIDERAÇÕES
Sob o ponto de vista histórico, no REAA o uso da cobertura na cabeça é um costume oriundo da Maçonaria Francesa para simbolizar a hierarquia entre os membros da Ordem, não obstante o chapéu seja também, em alguns casos, um emblema de igualdade entre os pares.
Assim, esta alegoria se compara ao Rei, que diante dos seus súditos apenas ele aparece coberto, enquanto que diante dos seus pares, todos se apresentam cobertos.

O REAA, por ser filho espiritual da França, historicamente adota esta alegoria.
Ainda sob o ponto de vista histórico, o chapéu negro e com abas moles era um artefato que ajudava esconder o semblante do seu usuário, lembrando que nas lutas por conquistas sociais, os maçons eram muitas vezes perseguidos por regimes totalitários, assim o chapéu negro e desabado ajudava a disfarçar e preservar a identidade de quem dele se servia para cobrir cabeça e esconder a face.
Sob o ponto de vista do misticismo, na Maçonaria a cobertura possui significado similar ao do judaísmo. Em linhas gerais significa que acima do homem existe algo transcendental, onisciente, onividente e onipresente, que é o Criador, no caso, o Grande Arquiteto do Universo. A bem da verdade, essa cobertura da cabeça demonstra a pequenez humana e a prostração do homem perante Deus. À vista disso, sendo a cabeça a sede do conhecimento e da sabedoria, estando ela coberta, concebe-se a incapacidade humana de entender a coisas Divindade.
Ao finalizar, vale ressaltar que o uso do chapéu negro e desabado na Maçonaria, em especial no REAA, não é nenhuma novidade, pois este costume já foi amplamente adotado em rituais do passado. Deste modo, o que está ocorrendo é o resgate de uma tradição que andava esquecida.
T.F.A.
PEDRO JUK - SGOR/GOB
jukirm@hotmail.com
Fonte: http://pedro-juk.blogspot.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário