Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2020

A BOLSA E O HOSPITALEIRO

A BOLSA E O HOSPITALEIRO
(republicação)

Em 01.05.2015 o Respeitável Irmão Jocely Xavier de Araújo, Loja Hermann Blumenau, REAA, GOB-SC, Oriente de Blumenau, Estado de Santa Catarina, solicita esclarecimento sobre o que segue: jxa@tpa.com.br

Desculpe mais uma vez, pelo incômodo, mas seria possível nos informar qual a posição correta que o Irmão Hospitaleiro porta a bolsa para recebimento e entrega dos metais?

Considerações:

O Hospitaleiro munido da bolsa (saco, sacola) se coloca entre Colunas e próximo à porta de entrada tendo o respectivo recipiente aberto e seguro pelas duas mãos junto ao seu quadril esquerdo. Parado, o corpo do protagonista estará ereto com os pés em esquadria unidos pelos calcanhares.

Autorizada à circulação ele fará o giro de costume. Durante a abordagem o Oficial circulante se detém e oferece pelo lado esquerdo do seu próprio quadril o recipiente aberto, ao mesmo tempo em que discretamente dirige o seu olhar para o lado oposto (discrição).

Completada a missão ele se posiciona novamente entre Colunas do mesmo modo como houvera começado seu ofício.

Autorizado a se dirigir para a conferência do produto ele mantém a mesma posição de condução da bolsa em deslocamento. Diante do conferente o Hospitaleiro, parado e de frente para o mesmo, com as suas duas mãos deposita a bolsa sobre a mesa e, se for ocaso, auxilia na contagem dos metais. Ato seguido, ele normalmente deixa a bolsa, agora vazia, no lugar de costume (geralmente sobre a balaustrada) e toma assento novamente.

O Tronco de Beneficência na Maçonaria tem sua origem na França por influência da Igreja, quanto em tempos passados havia na porta das igrejas um personagem denominado hospitalário, cujo ofício era o de arrecadar donativos para os mais pobres. Ele geralmente se apresentava no final dos ofícios religiosos e trazia com ele a tiracolo, da direita para a esquerda, um recipiente preso para recolher os donativos.

Assim esse formato acabou sendo inserido na Moderna Maçonaria como tradição da coleta, cuja posição do Hospitaleiro ao manter o receptáculo no seu quadril esquerdo, acaba simbolicamente revivendo essa postura do passado.

T.F.A. 
PEDRO JUK – jukirm@hotmail.com
JB News – Informativo nr. 1.790 – Florianópolis (SC) terça-feira, 25 de agosto de 2015

2 comentários:

  1. Boa tarde! Caro irmão, como faço para participar deste grupo de perguntas e respostas? Sou de uma loja do GOB do RJ, seria possível nossa participação?

    Fraternalmente,
    Marcos Soares

    ResponderExcluir
  2. Perguntas podem ser endereçadas ao Ir.´. PEDRO JUK, através do seguinte email: jukirm@hotmail.com

    ResponderExcluir