Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2020

MINUTO MAÇÔNICO

VELAS - 1º

1º - O uso de acender luzes para clarear o local em que se realizam as cerimônias iniciáticas é antiqüíssimo. Na Maçonaria, e também nas religiões, os rituais determinam o número de velas que devem ser usadas e isto depende do grau em que se pretende trabalhar. 

2º - É necessário, não obstante, não confundir tal iluminação que é litúrgica, com a geral, que é prática ou ornamental, pois, enquanto esta pode ser elétrica ou outra, aquela só deve ser de vela de cera branca, amarela ou da cor exigida pelo cerimonial. 

3º - A matéria prima a ser usada nas velas devia ser a mais pura e a mais natural e somente cera de abelha corresponde a essas qualidades. 

4º - Mas como o preço dela seria muito elevado, a maçonaria aceita que nela seja incorporada estearina ou parafina (derivada de petróleo). 

5º - Na antiga visão maçônica admitiam as três velas como “pequenas luzes”, isto é, o Mestre da Loja e seus Vigilantes, e denominavam “Grandes Luzes” “o Livro Sagrado, o Esquadro e o Compasso”. (Visão que até hoje predomina) 

Fonte: http://www.cavaleirosdaluz18.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário