Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

sábado, 1 de fevereiro de 2020

USO DA PALAVRA E A EXPRESSÃO "À G∴ D∴ G∴ A∴ D∴ U∴".

Em 30/10/2019 o Respeitável Irmão Orlando Voiceman, Loja José Ferreira Vieira, 168, REAA, GLESP (CMSB), Oriente de Votuporanga, Estado de São Paulo, apresenta a seguinte questão:

USO DA PALAVRA E A EXPRESSÃO "À G∴ D∴ G∴ A∴ D∴ U∴".

Bom dia, Irmão. Acompanho sempre os seus preciosos esclarecimentos sobre a nossa ritualística e trago uma dúvida. Sempre sou instado na Ordem do Dia a tecer comentários ou explicações a respeito da nossa simbologia. Às vezes, após a aplicação de alguma instrução, outras sobre dúvidas levantadas nos estudos do quarto de hora. Seguimos o REAA e, quando sou inquirido, faço apenas a saudação às Luzes, não introduzindo minhas explanações com a expressão "À Gl∴ do Gr∴ Arq∴ do Univ∴", por considerar que seria muito repetitivo fazê-lo duas ou três vezes na mesma sessão. Além disso, creio que como se tratam de explicações, esclarecimentos diversos, isso dispensaria a norma, o que acontece, por exemplo, no uso da palavra a bem da Ordem e do quadro. Na minha concepção, a expressão deve abrir somente peças de arquitetura para aumento de salário ou específicos trabalhos de instrução. Pesquisei o assunto, mas não encontrei nada a este respeito, a não ser que esta obrigatoriedade já não existe no Rito Moderno. O irmão poderia me auxiliar com seu vasto conhecimento?

CONSIDERAÇÕES:

A expressão que exalta a glória do "G∴ A∴ D∴ U∴" é muito comum na Moderna Maçonaria, especialmente quando utilizada pela Maçonaria Latina se apresentando geralmente nos títulos de documentos (atas, certificados, correspondências), assim como em placas comemorativas, peças de arquitetura e outros afins do gênero.

Quanto a sua utilização na abertura da fala de um obreiro em Loja durante o uso da palavra, isso não é comum e nem á parte de procedimentos e costumes. O certo é não se utilizar dessa expressão, devendo o usuário da palavra, ao iniciar a sua fala, se dirigir à Loja na forma de costume, isto é, mencionando de modo protocolar as Luzes da Loja, e genericamente as autoridades presentes e demais Irmãos. Reitero, sem colocar antes a expressão "À G∴ D∴ G∴A∴ D∴ U∴".

A bem da verdade a utilização da expressão nos títulos não é uma questão de "obrigatoriedade", mas de costume.

É recomendável que, antes de se pronunciar repetitivamente e de modo desnecessário essa expressão, entender que a designação de "Grande Arquiteto do Universo" dada a Deus pela Maçonaria objetiva se referir de modo amplo à uma força superior, criadora de tudo o que existe. 

De modo conciliatório, em Maçonaria a expressão "G∴ A∴ D∴ U∴" não faz referência a essa ou aquela religião ou crença, permitindo, entretanto, que maçons de várias religiões se reúnam numa mesma Loja maçônica com um mesmo objetivo - o de aprimorar o homem para que ele participe em harmonia com a sociedade onde ele vive (ditames de respeito, ordem e tolerância).

Cabe mencionar que o título "Grande Arquiteto do Universo" não é apanágio exclusivo da Maçonaria, e nem por ela não foi inventado. Todavia, a Moderna Maçonaria, especulativa por excelência e nascida na Grã-Bretanha em 1717, o adotou e o institucionalizou como um único denominador comum para manifestação de crença em Deus. 

Isso se deu principalmente para que os integrantes das Lojas nelas vivessem em harmonia, sobretudo pelas condições político-religiosas conflitantes que assolavam a Inglaterra entre os séculos XVII e início do XVIII.

Contudo, cabe lembrar que no decorrer dos tempos a Moderna Maçonaria se firmou como uma escola de filosofia, moral e bons costumes, não sendo, inclusive uma religião e nem possui pretensão de concorrer com outras religiões. 

Dando por concluída sua questão, ratifico que a expressão "À G∴ D∴ G∴ A∴ U∴" não é expressão para que obreiros como regra dela se utilizem para iniciar suas locuções em Loja.

T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: pedro-juk.blogspot.com.br - 31/01/2020

Nenhum comentário:

Postar um comentário