Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

sábado, 1 de fevereiro de 2020

DÚVIDAS RITUALÍSTICAS

DÚVIDAS RITUALÍSTICAS
(republicação)

Em 22.04.2015 o Respeitável Irmão Jamilto Ferreira Cardoso, Loja Acácia Laranjeirense, REAA, GOB-PR, Oriente de Laranjeiras do Sul, Estado do Paraná, solicita os seguintes esclarecimentos.
jamilto@tractebelenergia.com.br

Espero que não se ofenda e tão pouco aches tais perguntas sem aderência a nós todos, eternos aprendizes: a) O Guarda do Templo ao abrir a porta do templo para o Mestre de Cerimônias ou outro Irmão que saiu do templo por um motivo qualquer deve dizer alguma palavra/frase a quem bate a porta quando abri-la? b) O Mestre de Cerimônias fica a Ordem ao lado da mesa do Venerável, quando leva o livro de presença para o Venerável assinar durante a Sessão (última assinatura é do Venerável)? c) As músicas durante a sessão deverão ser somente de maçons (cantores maçons) ou cd(s) contendo músicas maçônicas produzidas pelos órgãos competentes da Ordem? d) O Mestre de Cerimônias leva o bastão quando circular com o livro de presença para os Irmãos assinarem, quando pega a ata da última reunião e leva para o Venerável e Irmãos do Oriente? e) O Mestre de Cerimônias quando convidar os Irmãos a entrarem no templo deve falar em voz alta a seguinte ordem: Convido a entrar no Templo – Irmãos Aprendizes; Irmãos Companheiros, Irmãos Mestres sem cargos, Irmãos Mestres com Cargos, Irmão Primeiro Vigilante, Irmão Segundo Vigilantes, Irmãos Mestres Instalados, Venerável Mestre?

Considerações:

a) Ao abrir não. Tudo estando nos conformes e autorizados o ingresso, o Cobridor Interno simplesmente abre a porta. Dada à admissão ele fecha a porta novamente e retoma o seu lugar. A alocução do Cobridor interno se resume em comunicar à Loja que batem maçônicamente à porta do Templo. Essa é a sua fala. Feita a verificação e autorizada à entrada, ele simplesmente dá ingresso a quem nela bate. 

b) É regra: no REAA, o Obreiro em pé e parado em Loja aberta se posiciona à Ordem. Assim o Mestre de Cerimônias na situação, enquanto aguarda a assinatura do Venerável, fica à Ordem. 

c) Preferencialmente a harmonia deve estar de acordo com uma Sessão Maçônica – músicas clássicas, orquestradas, vocalizadas também por coral, etc. Não carece que sejam necessariamente compostas ou interpretadas por maçons, todavia sempre deve imperar o bom-senso. Não é recomendável uso da harmonia popular – sambas, sertanejos, rocks, e outras dessa modalidade. Existem no mercado reproduções de mídia próprias para serem usadas na ritualística maçônica. 

d) O Mestre de Cerimônias deve usar o bastão quando estiver conduzindo alguém em Loja. Quem conduz, vai sempre à frente do conduzido. As situações previstas em que o Mestre de Cerimônias usa o bastão estão antecipadas no ritual em vigência. 

e) A ordem de ingresso prevista e seguida pelo Mestre de Cerimônias está prognosticada nas explicações inseridas no ritual em vigência. Seguindo essa orientação, o Mestre de Cerimônias comanda em voz clara e compatível de modo que todos no Átrio ouçam a ordem de ingresso prevista. 

A minha função como Secretário é a de orientar os meus diletos Irmãos, portanto nunca no exercício do meu ofício eu me sentiria ofendido por ter que prestar esclarecimentos. Também não remeto qualquer questão a uma escala de valores – de mais ou menos importância. Qualquer questão merece respeito. Assim estou sempre à disposição.

T.F.A. 
PEDRO JUK – jukirm@hotmail.com
JB News – Informativo nr. 1.776 – Florianópolis (SC) terça-feira, 11 de agosto de 2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário