Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

sábado, 8 de fevereiro de 2020

BORLAS E MEIA COLUNA

BORLAS E MEIA COLUNA
(republicação)

Em 24.04.2015 o Respeitável Irmão Marco Rosa, Loja Joir Brasileiro, 57, REAA, Grande Loja do Estado da Bahia, sem declinar o nome do Oriente (Cidade), Estado da Bahia, solicita o seguinte esclarecimento: marcorosa@hotmail.com.br

Acompanho as suas publicações dirimindo dúvidas sobre vários assuntos ligados a Maçonaria e por isto o parabenizo. Tenho algumas dúvidas sobre o REAA∴, as quais relaciono abaixo, desejando que possa me esclarecer, ou indicar a literatura para que eu possa estudar sobre os assuntos questionados.

1- Na Orla Denteada, qual a ordem e localização/posicionamento correto das borlas que representam as quatro virtudes? 

2- Porque dizemos "meias" Colunas nos referindo as Colunas Zodiacais?

Considerações:

1 - As quatro borlas simbolizam as virtudes da Justiça, da Prudência, da Temperança e da Coragem. Tradicionalmente elas se apresentam junto aos quatro vértices da Orla Denteada (dentada, marchetada) que contorna o Painel do Grau da Loja. 

Nela há em cada canto a representação emblemática dessas virtudes – nos cantos superiores (relacionados ao Oriente) estão as Borlas da Justiça e da Prudência; nos cantos inferiores (relacionados ao Ocidente), as da Temperança e da Coragem. 

Infelizmente o que tem ainda acontecido é que alguns rituais no Brasil do REAA equivocadamente se apresentam com dois Painéis e, para sacramentar o engano, acabam por cima dando nome para o outro (o alienígena) de alegórico, fato que nada tem a ver veridicamente com o simbolismo do Rito Escocês. 

Essa anomalia surgiu como modo de “agradar”, objetivando o reconhecimento das Grandes Lojas norte-americanas que reconhecidamente praticam o Craft Americano (muito conhecido como Rito de York americano – as Lojas Azuis) que tem base originária na Maçonaria inglesa. 

Nesse sentido houve então no Rito Escocês, dentre outros enxertos, a mistura de dois Painéis – um inglês e o outro tradicional do escocesismo que é o francês. Atendendo a lei do menor esforço e fazendo com que a boca se entorte conforme o uso do cachimbo, houve a preferência de se adotar os dois Painéis, o que nada mais é do que um erro crasso em se tratando do REAA que é tradicionalmente de origem francesa. 

Assim nesse particular, dentre outras inclusões inglesas no Rito Escocês, apareceriam também às instruções decalcadas nas Lições Prestonianas do costume inglês onde é tradicional, nesse caso, se ensinar que “nos quatro cantos da sala da Loja existem quatro borlas...”. 

Nesse propósito acabaram literalmente “pendurando” quatro borlas nos cantos da Loja indiscriminadamente (seria a lei do menor esforço). Na verdade, em se tratando do simbolismo do REAA essas borlas são emblemas alegóricos que tradicionalmente somente deveriam aparecer no Painel (o original francês – aquele que apresenta, dentre outros, as Colunas B e J destacadas à frente), já que na doutrina do Rito Escocês o Painel ou Quadro da Loja, posicionado no centro do Ocidente se refere à síntese simbólica e alegórica do Grau. 

No simbolismo do Rito Escocês Antigo e Aceito, borlas literalmente palpáveis são apenas aquelas duas pendentes da Corda de 81 Nós que se alongam pelas laterais da porta de entrada do Templo e simbolizam pela sua abertura a admissão da Evolução e do Progresso. As outras quatro mencionadas são integrantes do simbolismo contido no Painel do Grau da Loja. 

2 - No tocante ao que se refere o termo “meias colunas”, o mesmo implica em destacar que as Colunas Zodiacais (seis no topo do Norte e seis no topo do Sul) aparecem como que encravadas, ou brotando das paredes – uma secção de meia-coluna em corte longitudinal do capitel à base. 

Assim, o termo “meia-coluna” não se refere à metade da altura da Coluna propriamente dita, porém a secção mediana do seu corpo a partir do topo até a base, ou vice-versa que fica na sua parte interna encostada na parede (como que estivesse incrustada na parede). 

A propósito, nunca é demais lembrar que as doze Colunas Zodiacais ocupam obrigatoriamente as paredes Norte e Sul no Ocidente da Loja – não existem Colunas Zodiacais no Oriente.

T.F.A. 
PEDRO JUK – jukirm@hotmail.com
Fonte: JB News – Informativo nr. 1.785 – Florianópolis (SC) quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário