Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2020

MINUTO MAÇÔNICO

A LOJA DE MESA OU BANQUETE RITUALÍSTICO

1º - Nos primórdios da Franco-Maçonaria, ainda na de ofício, ou operativa, eram comuns, nos solstícios, esses repastos fraternais 

2º - Por influência da Igreja e dada a proximidade dos solstícios com as datas dedicadas aos dois São João, eles passaram a ser realizados nestas datas. 

3º - Todas as Lojas devem, ao menos uma vez ao ano, reunir seus membros em torno de uma mesa fraternal. A mesa será disposta em forma de ferradura, cuja volta corresponderá ao Oriente e as extremidades ao Ocidente. 

4º - Todos os participantes da Loja de Mesa estarão paramentados e as Dignidades e Oficiais usarão as jóias de seus cargos. 
5º - O ágape fraternal é uma festa que pertence à categoria das mais antigas solenidades e a Maçonaria tem conservado, até hoje, o que de mais belo há nelas.

Fonte: http://www.cavaleirosdaluz18.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário