Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

domingo, 16 de fevereiro de 2020

SAUDAÇÃO ANTES DA ABERTURA

SAUDAÇÃO ANTES DA ABERTURA 
(republicação)

Em 01.05.2015 o Respeitável Irmão Monteiro (sem declinar o nome completo), Loja Acácia do Oeste, 2.812, GOSP - GOB, REAA, Oriente de Dracena, Estado de São Paulo, solicita esclarecimento: estilo.livre@uol.com.br

Mais uma vez recorro aos seus conhecimentos, aproveitando desta vez para que o Irmão uma vez mais dê sua luz a este que talvez também seja erro de impressão, como abordou no boletim JB n° 1672 e que tive o prazer quando da sua estadia em nosso oriente (Dracena/SP) de ter feito a mesma pergunta com a mesma resposta, que agora tenho neste boletim acima. A pergunta é? Seria um erro de impressão também quando o Venerável Mestre ordena que o Mestre de Cerimônias conduza o Orador ao Altar dos Juramentos, para que proceda a leitura referente ao grau e este faz a saudação ao Venerável antes do Lei da Lei estar aberto? Para mim, é equivocado, mas quem sou eu na orbita maçônica para querer corrigir tal ato ou disposição.

CONSIDERAÇÕES:

É como eu dei a explicação publicada no JB nº 1.672 - antes da abertura, Sinal no Rito em questão somente será feito após ter sido a Loja declarada aberta, salvo quando da execução do reconhecimento pelo Vigilante ou pelos Vigilantes durante o procedimento de abertura dos trabalhos como o segundo dever de um Vigilante em Loja. 

Dado ao exposto, se o Ritual estiver prevendo atitudes contraditórias ao comentado no que concerne à saudação ao Venerável (antes da abertura da Loja), provavelmente existe um equívoco por parte do Ritual. 

Não quero nada aliviar, mas enviei mais de duzentas correções (provimentos) para o Ritual do Primeiro Grau em vigência, mais precisamente em setembro de 2.013. Estou ainda aguardando a manifestação oficial para enviar os demais provimentos relativos ao Segundo e Terceiro Grau.

Lembre-se Mano, acima de tudo você é um Maçom e, dentro da geometria correta, tens todo o direito de alertar essas imprecisões quando elas existirem. Saudações aos diletos Irmãos da região da “alta paulista”.

T.F.A. 
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: JB News – Informativo nr. 1.810 – Florianópolis (SC) segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Um comentário: