Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2020

GIRO DO TRONCO

GIRO DO TRONCO
(republicação)

Em 02.05.2015 o Respeitável Irmão Nonato Sampaio, Loja Vigilantes do Amazonas, nº 03, Grande Oriente do Amazonense (COMAB), REAA, sem declinar o nome do Oriente (Cidade), Estado do Amazonas, solicita o seguinte esclarecimento: 
natocar.sampaio@hotmail.com 

Tomei conhecimento de sua coluna no JB NEWS e me ocorreu a necessidade de fundamentar meu embasamento científico quanto a algumas duvidas, buscando em vosso vasto conhecimento resposta para estes questionamentos. No momento gostaria de pedir vosso esclarecimento acerca do giro das Colunas de Caridade e de Propostas e informações. 

Tenho visto que alguns Mestres em minha Potência circulam com a coluna dentro do procedimento correto e na formalidade do Rito, entretanto alguns cortam o giro ligeiramente logo após a Tábua Delinear do Grau, não fazendo assim a caminhada ate o início do ocidente. 

Em minha opinião e isso tem gerado algumas discussões é que o giro em Loja deve ser feito esquadrejando todo o ocidente, ou seja, indo até a primeira Coluna Zodiacal ou ainda até próximo da coluna do 1.º Vigilante que alude ao inicio do Ocidente, estou certo ou errado? Ou é correto cortar o giro logo após a Tábua Delinear? Lembrando que ali tem, de forma imaginária, o corpo do Irmão H∴A∴ 

CONSIDERAÇÕES:

Não sei exatamente o procedimento previsto no Ritual do Grande Oriente Amazonense (COMAB), portanto as minhas considerações vão de encontro apenas ao que verdadeiramente deveria estar previsto no Rito em questão. 

No giro das Propostas e Informações e do Tronco de Beneficência e outros necessários no que concerne ao deslocamento no Ocidente, o mesmo será sempre no sentido horário e sem esquadrejamento ou esquadramento da Loja, já que esse costume não existe no REAA.

De maneira geral o Oficial circulante ao passar de uma para outra coluna do Sul para o Norte passa entre a frente do Painel da Loja e a porta de entrada até a Coluna do Norte. Do Norte para o Sul ele o faz passando entre a retaguarda do Painel e o limite do Oriente até o Sul. 

Para ingressar no Oriente entra-se pelo nordeste da balaustrada e a sua saída é feita sempre pelo sudeste da mesma. Obviamente que no puro escocesismo o Painel fica no centro do Ocidente e o Altar dos Juramentos no Oriente. 

Não existe necessidade alguma de haver deslocamentos até o extremo do Ocidente ou cantos da Loja com a justificativa de esquadrejamento ou coisa parecida. O importante mesmo é manter a regra horária na perambulação como anteriormente já mencionado. 

No que concerne ao corpo de H∴A∴ isso é aparato alegórico apenas da Sessão Magna de Exaltação quando há a representação do e∴. Nesse caso, seria óbvio não se pisar na alegoria em caso de deslocamento, porém mesmo assim, esse não seria motivo algum para o esquadramento pelos extremos e cantos do recinto. 

Também o termo "Tábua de Delinear" não é comum no escocesismo. O correto é o Painel da Loja de acordo com o Grau Simbólico. 

Ainda: Esquadrejamento da Loja é prática mais conhecida nos Trabalhos de Emulação (equivocadamente aqui conhecido como York), cujo procedimento se faz em determinadas ocasiões em volta do tapete central usado nesse costume. Isso, portanto não existe no REAA.

Por fim o caso não é o "de cortar caminho", mas de racionalidade que pode ser perfeitamente explicada quando bem compreendida a doutrina simbólica do Rito Escocês Antigo e Aceito que, diga-se de passagem, é filho espiritual da França. 

NOTA – Infelizmente no Brasil as nossas Obediências acabam adaptando o Rito às suas particularidades, o que faz com que existam, para o mesmo costume, rituais com propriedades inerentes a cada Poder Maçônico. Lembro que estando esses legalmente aprovados e em vigência, primeiramente segue-se, embora muitas vezes equivocados, os previstos na Lei inerente a cada Obediência. 

T.F.A. 
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com

Fonte: JB News – Informativo nr. 1.812 – Florianópolis (SC) quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário