Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

sábado, 15 de fevereiro de 2020

PORTA ESTANDARTE, COBRIDOR E MESTRE DE CERIMÔNIAS

PORTA ESTANDARTE, COBRIDOR E MESTRE DE CERIMÔNIAS
(republicação)

Em 01.05.2015 o Respeitável Irmão André Ricardo Ferraz Roque, Loja Mater Barão do Rio Branco, 03, REAA, GOIPE (COMAB), Oriente de Arco Verde, Estado de Pernambuco, solicita esclarecimento no que segue: 
andrericardoroque@hotmail.com

Dúvida Ritualística: Gostaria que o nobre Irmão retirasse as seguintes dúvidas ritualísticas: 1 - Na ausência do Irmão Porta Estandarte, a quem compete descobrir o Estandarte da Oficina? 2 - Quando o Venerável Mestre diz "De pé e à Ordem", como deve ficar o Irmão Cobridor interno? Falo em relação à espada. 3 - Após convidar e conduzir o Irmão designado pelo Venerável Mestre para abrir o Livro da Lei, onde deve se posicionar o Irmão Mestre de Cerimônias e em que posição ele deve ficar?

CONSIDERAÇÕES:

1 - O Mestre de Cerimônias na oportunidade de revestir os cargos ao se deparar com a ausência do titular escolhe um Mestre Maçom para desempenhar as hoc a função durante os trabalhos. Assim o substituto ocasional será revestido com a insígnia (joia) do Irmão Porta Estandarte que deverá arvorar e recolher o pavilhão emblemático nos momentos oportunos ditados pelo Ritual.

2 – Em havendo na Loja o talabarte com o dispositivo (bainha) para acomodar a Espada, o Oficial manterá a espada embainhada e compõe o Sinal com a(s) mão(s) na forma de costume.

Se o ritual determinar a empunhadura da mesma, ele manterá o corpo ereto, pés em esquadria segurando a espada verticalmente apontada para cima com a mão direita pelo lado direito do corpo – punho na altura da cintura tendo o braço e antebraço direitos afastados do corpo (não se apoia a lâmina sobre o ombro feito uma vara de pescar).

Casa haja algum dispositivo para suportar a espada, geralmente fixado atrás do encosto da cadeira, o Cobridor nessa oportunidade mantém a Espada no aparelho e fica à Ordem compondo o Sinal com a(s) mão(s).

Falando em “De pé e à Ordem”, pergunto: Alguém ficaria por acaso à Ordem sentado? O termo me parece redundante já que em se estando à Ordem, obviamente o protagonista estará sempre em pé. Então para que “de pé e à Ordem”? Não bastaria à Ordem?

3 – O Irmão Mestre de Cerimônias portando o bastão na forma de costume, à frente conduz o convidado (tradicionalmente no Rito deveria ser o ex-Venerável mais recente). Parados diante do Altar dos Juramentos o protagonista se posiciona tomando o Livro da Lei às mãos enquanto que o Mestre de Cerimônias situa-se imediatamente à sua retaguarda tendo o bastão verticalmente empunhado pela mão direita apoiado no chão pelo lado direito do corpo. Ambos mantêm o corpo ereto e os pés em esquadria.

ATENÇÃO: Essa resposta está sendo dirigida especificamente para prática do REAA no Grande Oriente Independente de Pernambuco.

T.F.A. 
PEDRO JUK – jukirm@hotmail.com
Fonte: JB News – Informativo nr. 1.804 – Belo Horizonte (MG) terça-feira, 8 de setembro de 2015 

Nenhum comentário:

Postar um comentário