Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2020

OBEDIÊNCIA OU POTÊNCIA?

OBEDIÊNCIA OU POTÊNCIA? 
(republicação)

Em 01.05.2015 o Respeitável Irmão Hugo Schirmer, Loja Honra e Verdade, 439, Rito Adonhiramita (13 Graus), GORGS – COMAB, Oriente de Santa Maria, Estado do Rio Grande do Sul, apresenta a questão seguinte: schirmer.hugo@gmail.com

DIFERENÇA ENTRE - Estou preparando um trabalho para apresentar em Loja e nas pesquisas que comecei a fazer, comecei a ficar em duvida em relação ao que é uma: 1 – Potência Maçônica? 2 – Obediência Maçônica? Trata-se do mesmo significado? É a mesma coisa? Pois, segundo Da Camino em seu Dicionário maçônico diz que: OBEDIÊNCIA, é a submissão a vontade de outrem já; POTÊNCIA, também para da Camino seriam o GOB∴, as GG∴LL∴ Estaduais e os GG∴OO∴ Independentes, denomina-se “Potencia Maçônica”. Cada Potencia é Soberana, autônoma e Independente. Então como exemplo a GLRS∴ e GORGS∴, seriam Potencias? E o GOB/RS uma Obediência? Já Alec Mellor define como Obediência as Grandes Lojas da Inglaterra, da França, da Bélgica, etc. e trás outras considerações. Já nada refere em relação ao vocábulo “Potencia!”. Já Gervásio de Figueiredo, diz que Obediência é uma Potencia Maçônica formada no mínimo de três lojas federadas e que a primeira “OBEDIÊNCIA” DATA DE 1717 – GLI. Já em relação à Potência – Alto Corpo regular: Grande Oriente, Grande Loja ou Supremo Conselho. Já o Pequeno Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa diz que: OBEDIÊNCIA -, s. f. Ato de Obedecer; submissão... . Já Potencia –s. f. Qualidade de potente, vigor... . Eis colocada à questão, gostaria de uma definição e de preferência meus Amados Irmãos o mais sucinto possível. 

CONSIDERAÇÕES: 
Entendo que ambos são títulos consagrados na Moderna Maçonaria, tanto para os denominados Grandes Orientes (vertente francesa) como Grandes Lojas (vertente inglesa). 

Entretanto, querem alguns tratadistas maçônicos apresentar diferenças entre esses títulos quando se relacionam aos corpos filosóficos ou ao simbolismo, entretanto nada autoriza com certeza essa distinção se seriam Potências ou Obediências. 

O substantivo feminino Potência em Maçonaria pode ser tomado como autoridade e domínio o que se traduziria nesse caso como comando de uma constelação de Lojas. Já o substantivo feminino Obediência, ainda em Maçonaria, é tomado como submissão à vontade de outrem. Nesse caso à submissão a um Poder que governa também uma constelação de Lojas. 

Assim, os termos acabam se correlacionando diretamente – Obediências ou Potências Maçônicas – como entidades autônomas e soberanas que congregam suas células denominadas Lojas Simbólicas, cuja prática universal, independente do Rito domina apenas e tão somente os Graus de Aprendiz, Companheiro e Mestre. 

No meu modesto entender, ficaria fora dessa correlação os chamados Altos Corpos Filosóficos inerentes a alguns Ritos que possuem esse sistema, bem como os Graus Laterais (side degrees) inerentes à Maçonaria anglo-saxônica. 

Penso que Potência ou Obediência no caso da Maçonaria Simbólica é mais uma questão de preferência pelo título. 

Essa meu Irmão tem sido apenas a minha opinião até o presente já que em se tratando de Brasil e os diversos sistemas obedienciais que congregam Ritos e Trabalhos maçônicos, é comum que seus regulamentos e diplomas legais exarem em não raras vezes suas próprias particularidades. 

Assim se faz mister antes de tudo respeitar essas particularidades oriundas das suas próprias soberanias, tanto no que concebem seus próprios domínios que fazem com que seus comandados lhe prestem submissão e obediência. 

E.T. Dos autores mencionados na vossa questão acima tenho como digno de crédito apenas o autêntico advogado francês Alec Mellor.

T.F.A. 
PEDRO JUK – jukirm@hotmail.com 
Fonte: JB News – Informativo nr. 1.799 – Belo Horizonte (MG) quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Um comentário: