Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2020

FALAR SENTADO NO OCIDENTE

Através do New GOB Net um Respeitável Irmão de Loja pertencente ao Grande Oriente do Brasil e praticante do REAA, apresentou a questão abaixo.

FALAR SENTADO NO OCIDENTE

Com os nossos mais fraternais cumprimentos, solicito seja informado se o irmão Chanceler, por ocupar mesa, à luz do Rito Escocês Antigo e Aceito, tem a prerrogativa de falar sentado ou em pé, especialmente quando da palavra a bem da ordem e do quadro em particular?

CONSIDERAÇÕES:

Sob nenhuma hipótese. Nem o Chanceler e nem o Tesoureiro podem falar sentados durante os trabalhos maçônicos. 

O fato de ocuparem lugar que possui mesa não lhes dá a prerrogativa de falarem sentados. 

Assim, no Ocidente, onde cada qual ocupa seu lugar, somente podem falar sentados os Irmãos Vigilantes (salvo nas ocasiões em que o ritual determine que eles falem em pé). 

Todos os demais que se colocam no Ocidente, ao usarem a palavra, falam em pé em qualquer situação nos períodos da sessão. 

Vale a pena mencionar a regra de que no REAA, em Loja aberta, quem estiver pé fica à Ordem.

Por oportuno, cabe também citar que o Sistema de Orientação Ritualística do GOB RITUALÍSTICA - http://ritualistica.gob.org.br/ - implantado pelo Decreto do Grão-Mestre Geral sob nº 1784/2019 visando orientar e adequar o Ritual, em nenhum momento revela que o Chanceler e o Tesoureiro possam falar sentados em Loja aberta.

T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: pedro-juk.blogspot.com.br - 04/02/2020

Nenhum comentário:

Postar um comentário