Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2020

UM MAÇOM SEM A MÃO DIREITA – OU SIMPLESMENTE UM MAÇOM

UM MAÇOM SEM A MÃO DIREITA – OU SIMPLESMENTE UM MAÇOM
Diego Denardi

São necessários homens de coragem e confiantes na causa em que acreditam para que os dogmas e paradigmas sejam quebrados. No dia 27 de setembro de 2012, a maçonaria brasileira apresentou um exemplo desses irmãos de fibra, que, contra a maré do preconceito, deram ouvidos a seus corações e iniciaram o irmão César Rodrigues, na ARLS Acácia Porto Alegrense 3612, GOB/RS. O professor César foi iniciado, com o beneplácito do Eminente Grão-Mestre Estadual Jorge Colombo Borges, apesar de uma deficiência física considerada grave por alguns maçons: ele não possui a mão direita. Para este irmão, não é possível compor o sinal penal ou dar os toques da maneira descrita no manual. Sua deficiência seria uma pena de eterno ostracismo da maçonaria na grande maioria das lojas brasileiras.

Contudo, ao acolherem este irmão, apesar de sua deficiência física, os obreiros da Loja Acácia sabiam estar enfrentando uma barreira e que seriam julgados por não “seguirem os Landmarks eternos e imutáveis”. Contudo, parece que o apoio interno foi absoluto para a iniciação e a aprovação dos maçons brasileiros, apesar de não ser unânime, foi maciça.

O irmão César foi corajoso ao decidir somar forças na luta contra o preconceito que ainda ronda as mentes maçônicas menos afeitas ao estudo ou obtusas para novos conhecimentos. É sabido que a Grande Loja Unida da Inglaterra, potência reconhecida pelo Grande Oriente do Brasil como fundadora da maçonaria moderna, aceita livremente profanos com as mais diversas deficiências físicas em suas lojas. A iniciação de um profano brasileiro sem a mão direita é um enorme salto na quebra do paradigma de imutabilidade dos Landmarks, já não aceitos pelo Grande Oriente do Brasil.

A luta de diversos autores maçônicos como Nicola Aslan e Rizzardo da Camino contra os Landmarks e a favor da entrada de pessoas com deficiências na maçonaria chegará, um dia, ao fim. Basta que exemplos como o da ARLS Acácia Porto Alegrense sejam seguidos e emulados. Parabéns aos irmãos desta brava e valorosa loja gaúcha que honra nossas tradições de indignação frente as injustiças e de luta por seus ideais.

Diego Denardi, MM, ARLS Obreiros da Arte Real, 3932 - Or∴ de Santiago – GOB-RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário