Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

domingo, 2 de fevereiro de 2020

JÓIAS E INSÍGNIAS

JÓIAS E INSÍGNIAS
(republicação)

Em 24.04.2015 o Respeitável Irmão Marco Rosa, Loja Joir Brasileiro, 57, REAA, Grande Loja do Estado da Bahia, sem declinar o nome do Oriente (Cidade), Estado da Bahia, solicita o seguinte esclarecimento:
marcorosa@hotmail.com.br

Qual o real significado ou diferenças existentes entre JOIAS, INSIGNIAS e EMBLEMAS.

Considerações:

JOIA

Substantivo feminino – Dentre outros, assinala o artefato de matéria preciosa, de metal ou de pedrarias e que se usa como adorno, como anéis, colares, tiaras, brincos, broches, etc. (in versão eletrônica do Novo Dicionário Aurélio).

O termo em Maçonaria, tal como alfaia, designa os artefatos de metal comumente usados pelos maçons associados aos paramentos alusivos às funções a exemplo das joias dos cargos em Loja. É o caso da joia do Venerável Mestre que vai apensa do seu colar e que é um esquadro com o ângulo interno voltado para baixo.

ALFAIA

Substantivo feminino. 1. Móvel ou utensílio de uso ou adorno doméstico. 2. Enfeite, adorno, atavio. 3. Paramento de igreja. (in versão eletrônica do Novo Dicionário Aurélio).

O termo em Maçonaria é geralmente usado como sinônimo de joia de um cargo, todavia por afinidade com os paramentos eclesiásticos, tem sido também usado para indicar paramentos maçônicos tais como: avental, faixa, colar, etc.

INSÍGNIA

Substantivo feminino. 1. Sinal distintivo de uma função, de dignidade, de posto, de comando, de poder, de nobreza, etc.; símbolo, emblema, divisa. 2. Sinal distintivo dos membros de uma associação, irmandade, grupo, etc. (in versão eletrônica do Novo Dicionário Aurélio).

Em se tratando de Maçonaria podem ser aquelas que revestem o maçom em Loja (avental, colares, faixas, alfaias ou joias). Também aquelas referendadas à Oficina (Loja) que são os estandartes, bem como as relacionadas às Obediências (Potências) com suas bandeiras e estandartes.

Uma insígnia também é aquela que distingue uma dignidade e uma autoridade na Ordem – avental, colar, fita, alfaia, etc.

É regra para todo o maçom presente em uma sessão da Loja estará revestido das suas insígnias, assim como uma Loja aberta terá arvorado o seu estandarte.

EMBLEMA

Substantivo masculino. 1. Ser, objeto ou signo convencional que simboliza uma ideia abstrata, uma coletividade, uma autoridade, etc.; símbolo. 2. Figura simbólica acompanhada ou não de legenda, que se apresenta como sinal distintivo de uma instituição, de uma associação, de um partido, etc. 3. P. extensão é o distintivo ou insígnia com tal figura. (in versão eletrônica do Novo Dicionário Aurélio).

O emblema possui a característica de ser algo fixo e de fácil compreensão. Assim, por exemplo, dentre outros, a pomba é o símbolo da paz, a raposa da esperteza, do leão da nobreza.

Em Maçonaria o emblema que mais a identifica perante a sociedade é o conjunto do Esquadro e do Compasso sobrepostos tendo ao centro a letra “G”.

Já para a própria Instituição, sobretudo estão as “Três Grandes Luzes Emblemáticas” – o Livro da Lei, o Esquadro e o Compasso.

Iniciaticamente se diz que a Maçonaria se comunica e ensina os seus membros de maneira velada através dos símbolos, emblemas e alegorias.

T.F.A. 
PEDRO JUK – jukirm@hotmail.com 
Fonte: JB News – Informativo nr. 1.783 – Florianópolis (SC) terça-feira, 18 de agosto de 2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário