Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2020

MINUTO MAÇÔNICO

VIGILANTES

1º - Denominação dos dois primeiros oficiais de uma Loja maçônica, que seguem por ordem hierárquica ao Venerável Mestre, sucedendo-o na Presidência durante os seus impedimentos. 

2º - Desde os tempos da Maçonaria Operativa, na Inglaterra, uma Loja maçônica é dirigida por um Mestre e dois Vigilantes. 

3º - Esta é uma das características da Instituição Maçônica, tendo sido universalmente adotada e pode ser considerada como um Landmarque verdadeiro. 

4º - No Rito Americano, o 1º Vigilante senta no Ocidente e o 2º Vigilante no Sul. Nos Ritos francês e escocês, ambos estão no Ocidente. O 1º no Noroeste e o 2º no Sudoeste; em todos, porém, a posição triangular dos oficiais entre si está preservada. 

5º - Os Maçons operativos escolhiam estes três Oficiais entre os mais inteligentes e peritos, vindo a sua denominação do fato destes dois oficiais terem a seu cargo a tarefa de vigiar os obreiros reunidos, velando pela ordem e pela compostura, e para que os trabalhos não sejam perturbados. 

Fonte: http://www.cavaleirosdaluz18.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário