Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2020

COLAR DO VENERÁVEL

COLAR DO VENERÁVEL
(republicação)

Em 04.05.2015 o Respeitável Irmão Renato Moreira de Faria, atual Segundo Vigilante da Loja Lauro Müller II, 1.694, REAA, GOB, sem declinar o nome do Oriente (Cidade) e Estado da Federação, formula a seguinte pergunta.
rmfaria.renato@gmail.com

Favor esclarecer sobre o ramo de acácia do colar de Venerável Mestre do REAA. A figura na página 34 do ritual de Mestre Maçom de 2009 mostra um colar de Venerável Mestre e a descrição do colar logo abaixo da imagem informa outra coisa diferente do que está retratado na figura no que diz respeito à quantidade de ramos de acácia nas duas vertentes do colar. Afinal, qual o correto?

CONSIDERAÇÕES:

O que há é um equivocado erro de impressão e mistura de dois textos no ritual em vigência (provavelmente pelo ato de copiar e colar) em relação à descrição do Colar. A melhor forma de descrevê-lo seria o seguinte: “O Colar, confeccionado em cetim azul-celeste, é debruado com galão dourado de 1,0 cm em suas bordas internas e externas, medindo a peça que o compõe 11,0 cm de largura, entre sua extremidade externa e vão interno, tendo largura superior de 50,0 cm de ombro a ombro e a atura de 49,0 cm entre o vão central interno superior e a extremidade inferior de onde pende a joia do cargo que é um Esquadro dourado, medindo cada ramo do Esquadro 5,0 cm de comprimento, com 1,0 cm de largura”. “O Colar possui ainda dois ramos dourados de acácia, um de cada lado na parte frontal e que se cruzam na base (15 cm acima de onde se prende a joia do cargo), medindo cada ramo de acácia 35 cm de altura”. “Cada um dos ramos de acácia é composto por folhas também douradas em número compatível que medem (cada folha) 1,5 cm de comprimento e 1,0 cm de largura máxima, estando às mesmas fixadas a partir da vertente central do ramo.” “O verso (forro) do colar é em tecido preto sem qualquer figura ou inscrição.” 

À bem da verdade o ritual mencionado merece ainda uma ampla revisão para provável correção dessas e outras contradições, a exemplo do Esquadro como joia do cargo do Venerável que deveria ser de ramos desiguais (ramo e cabo) na razão de três para quatro por se tratar simbolicamente de um instrumento operativo. O Esquadro de ramos iguais é aquele que compõe as Três Grandes Luzes Emblemáticas junto com o Compasso e o Livro da Lei. Deixando de lado os excessos de preciosismo, estou ainda aguardando posição do GOB, já que enviei em setembro de 2.013 uma série de provimentos (mais de duzentos) para correção no Ritual de Aprendiz. Penso que após a correção do Primeiro Grau, segue-se a empreitada para o Segundo e Terceiro respectivamente. Estou aguardando.

T.F.A. 
PEDRO JUK – jukirm@hotmail.com
Fonte: JB News – Informativo nr. 1.817 – Florianópolis (SC) segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário