O Respeitável Irmão Jocely Xavier Araújo, Loja Hermann Blumenau, GOB-SC, Oriente de Blumenau, Estado de Santa Catarina, apresenta a seguinte questão:
jxa@tpa.com.br
Os Vigilantes quando da circulação da palavra, falam em pé ou sentado em suas mesas?
CONSIDERAÇÕES:
Existem algumas regras e normas em Maçonaria que são, além de consuetudinárias, também fazem parte das tradições, usos e costumes da Sublime Instituição. No caso dos Vigilantes, salvo quando o ritual determinar o contrário, em qualquer situação eles falam sentados. Já os demais ocupantes do Ocidente falam impreterivelmente em pé, por extensão, à Ordem.
Os Vigilantes em conjunto com o Venerável Mestre são os componentes das Luzes da Loja. Se um Vigilante resolver falar em pé, este então deixa o respectivo malhete sobre a mesa e compõe regularmente o sinal com a mão (ou as mãos se forem o caso). No Rito Escocês Antigo e Aceito, particularmente as mesas dos Vigilantes ficam sobre estrados com dois e um degraus (dois para o Primeiro e um para o Segundo). Isso também ilustra a diferença para as duas Luzes posicionadas no Ocidente.
Antes que haja alguma contestação por parte de alguém questionando onde está escrito o procedimento, prefiro responder também com uma questão, arguindo onde está escrito o contrário.
P.S. – Parabéns pelo correto uso do nome “mesa” em relação àquela que é usada pelos Vigilantes.
T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: JBNews n. 708, 04/08/2012
Nenhum comentário:
Postar um comentário