Em 15.10.2021 o Respeitável Irmão Alexandre Fortes, sem mencionar o nome da Loja, REAA, GOB-PI, Estado do Piauí, apresenta a seguinte pergunta:
ESTRADO "MÓVEL" LUGAR DO 1° VIGILANTE
No Ritual de Aprendiz Maçom do REAA, 2019, GOB, à p. 18, 2° §, há a seguinte descrição sobre estrado "móvel" do 1° Vigilante.
"No Ocidente, à frente da Coluna do Norte, há, sobre um estrado móvel de dois degraus, uma mesa retangular e o assento para o 1° Vig∴” (...)”. (destaque em negrito nosso).
Perguntas:
1 - Por que o termo "móvel"?
2 - Se é "móvel", em que situação ritualística deve-se "mover" o estrado do 1° Vigilante?
COMENTÁRIOS:
Nesse caso, o estrado móvel é uma peça de mobília da Loja que se pode mover. No caso do mobiliário do 1º Vigilante no REAA, o piso do estrado, em relação ao nível do chão do Ocidente fica dois degraus acima, enquanto que o do 2º Vigilante fica um degrau acima.
Para a ocupação de espaços utilizados para os trabalhos maçônicos, recomenda-se às Lojas que o mobiliário das mesas e altares não seja fixo, mas capaz se ser movido se necessário, a despeito de que o espaço da Sala da Loja é muitas vezes ocupado para trabalhos de vários ritos em dias diferenciados da semana.
Nesse sentido é sabido que a decoração de uma Loja para um determinado rito pode ser diferente da de outro.
Desse modo, sendo o mobiliário móvel é possível que as dependências do Templo se adequem às particularidades de cada rito que por ventura venha se servir do recinto.
Em relação ao que menciona o ritual do GOB, eu acredito que tenha sido mesmo um erro de impressão, pois não faz sentido que somente seja móvel o estrado concernente ao 1º Vigilante, já que relacionado ao do 2º Vigilante não há menção alguma nesse sentido. Acredito que o “estrado móvel” mencionado no ritual é mais uma obra do copiar e colar.
No tocante a sua questão, essas são as possibilidades para o estrado “móvel” que recebe a mesa e a cadeira que acomodam o 1º Vigilante. Fixo ou móvel, especificamente para o Rito em questão, não faz nenhuma diferença, desde que a cátedra do 1º Vigilante se alcance por dois degraus e a do 2º por um degrau.
Ao concluir chamo a atenção para outra contradição no ritual quando, fazendo referência ao 1ª Vigilante, ele menciona: “No Ocidente, à frente da Coluna do Norte, há, sobre...”. Ora, o estrado, a cadeira e a mesa do 1º Vigilante se situam “na Coluna do Norte” e não “à frente da Coluna do Norte”, pois a Coluna do Norte é todo o espaço situado à esquerda de quem entra, cujo cumprimento vai da parede ocidental até a grade do Oriente e sua largura do eixo do Templo (equador) até a parede Norte onde se situam as seis primeiras Colunas Zodiacais (topo da Coluna do Norte). Tudo o que estiver presente nesse espaço está na Coluna do Norte.
E.T. – Quando da edição dos novos rituais do GOB, esses equívocos serão corrigidos.
T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: http://pedro-juk.blogspot.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário