Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

terça-feira, 7 de março de 2023

ENTRE COLUNAS - APRESENTAÇÃO DE PEÇA DE ARQUITETURA

Em 14.10.2022 o Respeitável Irmão José Luís Turra, Loja Obreiros Ocultos, 1984, REAA, GOB-MS, Oriente de Nova Andradina, Estado do Mato Grosso do Sul, faz a seguinte pergunta:

APRESENTAÇÃO DE PEÇA DE ARQUITETURA

A dúvida é: A apresentação das peças de arquitetura dos Irmãos Aprendizes e Companheiros deverão ocorrer em suas Colunas? Já vi serem apresentadas entre colunas.

Sei que no manual de procedimentos em 2010, era assim, houve alguma mudança de lá pra cá!?

CONSIDERAÇÕES:

É oportuno antes mencionar que no GOB qualquer manual de dinâmica ritualística, de procedimentos ritualísticos, e outros do gênero estão suspensos por Decreto do Grão-Mestre Geral desde 2009 (vide o Decreto que institui o Ritual).

No GOB, o único mecanismo oficial de orientação ritualística que está valendo para todo o Brasil é o SOR - Sistema de Orientação Ritualística, instrumento que se encontra a disposição de todos os Irmãos gobianos no site oficial do GOB RITUALÍSTICA. O SOR foi instituído pelo Decreto 1784/2019 do Grão-Mestre Geral e publicado no Boletim Oficial nº 31 de outubro de 2019.

Dito isto, no caso dos rituais do REAA do GOB não há nenhuma regra específica informando as apresentações de peças de arquitetura devam ocorrer de entre colunas.

De modo consagrado, e recomendado pelo GOB, é que as apresentações sejam feitas dos lugares em que os respectivos apresentantes ocupam na Loja (das Colunas ou do Oriente). Essa história de conduzir apresentante entre colunas é mera filigrana e atitude desnecessária.

Assim, de modo prático e objetivo, no caso da apresentação de um traçado, que cada um, em pé, o faça do seu lugar.

T.F.A.
PEDRO JUK - SGOR/GOB
jukirm@hotmail.com
Fonte: http://pedro-juk.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário