Ir∴ Jorge Luís dos Passos
Itajaí - SC
À medida que o aprendiz vai adentrando nos augustos mistérios da ordem maçônica, começa a ter sua visão clareada pelos ensinamentos a ele transmitidos, possibilitando interpretar os simbolismos que cercam e regem esta sublime instituição, de forma que, tais informações, venham a auxiliá-lo no cumprimento de seus trabalhos em loja, bem como fora dela, moldando seu caráter, como na analogia da lapidação da pedra bruta.
Visando intensificar este aprimoramento, ficam dispostos na loja o Painel Alegórico da Loja de Aprendiz, que fica no Oriente, na parede por trás do 1o Diácono e o Painel Simbólico do Grau de Aprendiz, sendo este, exposto no Ocidente, de frente para o Altar dos Juramentos.
Para esta peça de arquitetura, se dará maior ênfase ao Painel da Loja, sendo que neste, figuram como principais símbolos, as Colunas Gregas, o Piso Mosaico, o Altar dos Juramentos e sobre este, o Livro da Lei; as Pedras Bruta e Cúbica, a Escada de Jacó e sobre ela, a Cruz Latina, a Âncora e a Mão empunhando a Taça; Estrela Flamejante, o Sol e a Lua e as Estrelas, a Orla Dentada e as Quatro Borlas da Corda de 81 nós.
As três colunas, das três grandes ordens arquitetônicas gregas – Dórica, Jônica e Coríntia – são as que simbolicamente, sustentam a loja de Aprendiz Maçom.
A coluna dórica é a coluna clássica da arquitetura grega, não possui base e com um capitel simples, era esta para os antigos gregos, a personificação da Força do homem e por isso, é designada ao 1o Vig∴, responsável pela Coluna da Força, sendo esta, a representação de Hiram, rei de Tiro, por seus esforços empenhados em auxiliar os trabalhos de construção do Templo de Jerusalém, fornecendo homens e materiais.
A coluna Jônica, mais esbelta, possui uma base e um capitel trabalhado com quatro volutas, para os antigos gregos, era símbolo da sabedoria feminina, atribuída à figura da deusa Atena (Minerva para os romanos), sendo esta coluna, assimilada pelo Ven∴M∴, personificação da Sabedoria. É também, a ela atribuída, a representação de Salomão, por sua sabedoria em criar um Templo dedicado aos desígnios de Deus.
A coluna Coríntia, por sua vez, possui o capitel de maiores detalhes e acabamentos, é a representação da Beleza, sendo esta, designada ao 2º Vig∴, responsável pela Coluna da Beleza, e ela, representando Hiram-Abif, artista designado a criar os acabamentos primorosos do Templo de Jerusalém.
O Piso Mosaico tem sua origem na cultura Sumeriana, povo oriundo da antiga Mesopotâmia. De acordo com alguns autores, deve rigorosamente ocupar todo o piso do templo, simbolizando, com seus quadrados
brancos e pretos, os opostos encontrados na vida do homem.
O Altar dos Juramentos é onde fica depositado o Livro da Lei e onde são realizados os juramentos ritualísticos da ordem. É ele que corresponde ao Santo dos Santos, do templo de Jerusalém emé este, o local mais íntimo e de maior conteúdo místico do Templo Maçônico.
O Livro da Lei, ao lado do Esquadro e do Compasso, é o principal das três grandes luzes emblemáticas da Maçonaria, simbolizando a lei divina, podendo ser a Bíblia cristã, o Corão muçulmano, a Tora hebraica, o Avesta hindu, entre outros.
Dentre os símbolos encontrados no Painel, temos a Pedra Bruta, objeto do trabalho de Apr∴M∴, tendo que ser esta, desbastada e esquadrejada, para ser transformada em Pedra Cúbica, polida e regular. Esta transição, de pedra bruta para cúbica, simboliza o esforço do Apr∴em aperfeiçoar seu caráter e espírito, bem como fortalecimento de sua integridade e de seus princípios, sendo que este evoluir, dependerá muito dele próprio, mas também do apoio de seus MM∴, para que ele não permaneça em estado de estagnação.
Também encontramos no Painel, a representação da Escada de Jacob, com os símbolos ascendentes das três virtudes teologais: a Cruz Grega, representando a Fé, a Âncora, que representa a esperança e o Cálice ou Graal, simbolizando a caridade. Trata-se de uma referencia bíblica, onde Jacob teria visto em sonho, uma escada o céu, sendo ela o caminho a percorrer todo aquele que fosse dotado das três virtudes (fé, esperança e caridade). Os degraus são em números de sete, sendo este, segundo a concepção mística hebraica, o número perfeito, onde muitos autores viram relação com os sete dias da criação, ou com os sete planetas conhecidos na antiguidade, o que lhe daria um sentido astrológico.
No topo da Escada de Jacob, encontra-se a Estrela Flamejante, esta com sete pontas, simbolizando as sete principais direções em que se move lentamente toda vida, até sua completa união com a divina; os sete raios ou emanações, com que Deus encheu o Universo com a luz de sua vida, (sete períodos ou dias simbólicos); os sete espíritos ou Ministros ante o trono do Senhor (Apocalipse - 1:4); as sete estrelas simbolizando os sete poderes misteriosos adquiridos pelo Homem Perfeito, o Senhor da vida e da morte (Apocalipse – 1:16).
Também podemos observar a presença do Sol, sendo a ele atribuído a figura de Apolo, da mitologia greco-romana, como deus do Sol e da Luz. Para a Maçonaria, simboliza a luz do conhecimento, do esclarecimento e engrandecimento mental e intelectual, tendo esta definição encontrado base na Alquimia, que muito influenciou a mística maçônica, simbolizando o constante renascer, para que o neófito possa percorrer o caminho do aperfeiçoamento e do conhecimento, visando o constante evoluir ou a busca pela perfeição, tendo este seu lugar no Or∴. Na correspondência cósmica dos cargos em Loja, é representado pela figura do Orad∴.
A Lua representa a alma, assim como o Sol, simboliza o espírito; a ela fora atribuído à figura da deusa Ísis, sendo esta, a grande iniciadora da alma nos mistérios do espírito. Esta fica no Oc∴, em meio às trevas, visando demonstrar a caminhada iniciática do Apr∴, das trevas em direção a luz, tendo na figura do Secr∴, a correspondência cósmica dos cargos. Em ambos os casos, a figura destes dois elementos, podem ter sua representatividade no retábulo do Or∴.
A Orla Dentada representa o princípio da atração universal, simbolizada pelo Amor, sendo ela, com seus inúmeros dentes, a representação da união dos Obr∴ , unidos e reunidos para aprimorar seus conhecimentos em busca de tudo aquilo considerado Justo e Perfeito, a fim de aplicar estes ensinamentos em prol do bem da humanidade em geral.
A Temperança, Justiça, Coragem e Prudência são representadas pelas Quatro Borlas da Corda de 81 nós, sendo dispostas de forma que cada uma delas, fique em um dos cantos da Loja, lembrando as quatro virtudes cardeais, que devem conduzir as ações de todo maçom, conforme a tradição de nossos antigos Irmãos. As Borlas que representam a Justiça e a Prudência, de acordo com alguns autores, são dispostas na entrada do Templo, simbolizando a visão igualitária e progressista da Maçonaria, que está sempre em busca de novos Obr∴com disposição de contribuir para a evolução do Homem e para o engrandecimento da Humanidade.
Tudo que fora aqui descrito, somente vem a dirimir quanto ao que o Apr∴ deve esperar nesse início de jornada, buscando conhecer cada elemento que o cerca, visto que nada no Templo tem a mera função
ornamental, tendo que buscar em tudo que ali se faz e ali se vê, significados que servirão de ferramentas, visando auxiliá-lo no árduo trabalho de cada maçom, que a busca pela perfeição.
Fonte: JBNews - Informativo nº 203 - 18/03/2011
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