Os Ritos Maçônicos são uma série de cerimônias e procedimentos que fazem parte da prática da Maçonaria. Eles incluem a realização de Cerimônias de Iniciação, graus e ordens maçônicas, que são acompanhadas de simbolismos e ensinamentos que buscam incentivar o desenvolvimento pessoal e moral dos membros da fraternidade.
Em outras palavras, e um conjunto de preceitos e obrigações gerais que produz efeitos sobre aqueles que estão sob seu alcance. Assim como uma lei, um Rito reflete princípios que o orientam, possui elementos históricos, além de buscar um objetivo específico.
Existem vários Ritos Maçônicos praticados em todo o mundo, cada um com suas próprias tradições e cerimônias. Alguns dos ritos mais conhecidos incluem o Rito de York, o Rito Escocês Antigo e Aceito e o Rito Schroeder.
Os Ritos Maçônicos têm um forte valor simbólico e ritualístico, que serve como um meio para ensinar lições importantes sobre Moralidade, Ética e Filosofia. Eles também desempenham um papel fundamental na criação de um senso de comunidade e solidariedade entre os membros da Fraternidade Maçônica.
O Grande Oriente do Brasil, por exemplo, pratica 7 Ritos Maçônicos atualmente:
Rito Adonhiramita.
Rito Brasileiro.
Rito Escocês Antigo e Aceito.
Rito Escocês Retificado.
Rito Moderno (ou Francês).
Rito Schröder (ou Schroeder).
Rito de York.
Fonte: Facebook_Curiosidades da Maçonaria
Nenhum comentário:
Postar um comentário