Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

sábado, 22 de janeiro de 2022

O AVENTAL MAÇÔNICO

O AVENTAL MAÇÔNICO

O Avental é um símbolo, ou seja, tem significado representativo e não substitutivo, em outras palavras, representa algo para o “operário maçom”. Dentre suas funções, serve para lembrar ao seu usuário que ali esta para cumprir com seus deveres como maçom, homem e cidadão, deveres estes tantos ritualísticos como legais, simboliza também sua consciência.

O avental é parte, da parte visível do grau do maçom. Dizem que a alma constrói o seu corpo ou Avental, que será puro ou impuro conforme os seus desejos e pensamentos. Assim, em cada grau, o Avental simboliza o progresso da alma com a sua própria espiritualidade/consciência. O estado de pureza inicial está patente no Avental de Aprendiz. Tábua rasa própria do recém-nascido (Aprendiz). Com o progresso maçônico, o iniciado receberia riquezas espirituais, filosóficas, éticas, morais, intelectuais e etc., simbolizadas nos adornos do seu Avental.

Tradicionalmente, o Aprendiz usa o avental com a abeta levantada enquanto o Companheiro utiliza a abeta do seu avental para baixo. O Aprendiz usaria a abeta levantada para proteger o chacra localizado na região do plexo solar, zona dos cascalhos da pedra bruta que está a desbastar. Esta serve para lhe lembrar permanentemente que, a parte espiritual (representada pelo triângulo) deve estar acima da parte material (representada pelo retângulo).

O Companheiro por se encontrar mais evoluído não precisa em tese, de proteção, pois já diferencia o espiritual do material, assim já não precisa de ser constantemente recordado deste carácter dualístico do avental.

A maçonaria é simbólica, ou seja, mescla o externo (o visível/símbolo) e o interno (o invisível/significado), o avental, neste espaço aberto a todos os graus (aprendiz, companheiro e mestre), representa exotericamente a vestimenta corpórea da alma, mas esotericamente, simboliza a condição imortal da alma, que sobrevive à morte do seu corpo físico temporal.

Marcelo Artilheiro
Outubro de 2019

Fonte: https://artilheiro7.wixsite.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário