Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

terça-feira, 18 de janeiro de 2022

REAA - INSTRUÇÃO E INSTRUTOR DOS COMPANHEIROS

Em 28.07.2021 o Respeitável Irmão Dirceu Aparecido Machado Borges, Loja Justiça e Caridade, 1293, REAA, GOB-GO, Oriente de Itumbiara, Estado de Goiás, formula a questão seguinte:

INSTRUÇÃO DO COMPANHEIRO

No Sistema de Orientação Ritualística para o REAA, Ritual de Companheiro Maçom, o Eminente Irmão sugere, ao final, uma Terceira Instrução (sobre o Painel do Grau em Loja de Companheiro).

Notei que o diálogo que compõe a referida orientação é somente entre o Venerável e o 1º Vigilante. Como o mesmo é um pouco extenso, tomei a liberdade de perguntar ao Irmão se não se poderia dividir as respostas também com o 2º Vigilante, até para não ficar um pouco cansativo.

No aguardo, agradeço antecipadamente.

CONSIDERAÇÕES:

A intenção de ter colocado apenas o 1º Vigilante, sem a participação do 2º Vigilante, foi para cumprir a regra das tradições, usos e costumes, onde originalmente é o 1º Vigilante quem instrui o(s) Companheiro(s) no caso do REAA.

Notadamente perceba que no Ritual de Aprendiz do REAA, GOB, já consta na sua página 18, da Disposição e Decoração do Templo a separação do ofício de instruir entre os dois Vigilantes, pelo menos simbolicamente.

A propósito, esse costume advém da Maçonaria de Ofício, quando quem ministrava os ensinamentos ao Fellow Craft (Companheiro de Oficio) era o 1º Warden, mais tarde o 1º Vigilante. Obviamente estamos falando de Maçonaria Operativa quando os operários eram de fato cortadores e assentadores da pedra calcária, destacando que na época existiam apenas duas classes de operários. Essas classes profissionais não eram graus especulativos, saliente-se.

Nesse período da nossa história, ainda não existia o grau especulativo de Mestre Maçom. O dirigente dos trabalhos era um Companheiro experimentado, cujo qual era então conhecido como Mestre da Obra.

Assim, no passado operativo, quando um pedreiro era admitido, o 2º Warden era quem primeiramente o recebia e o instruía no ofício, enquanto que o 1º Warden, era quem ensinava as regras mais avançadas da arte de construir aos Companheiros.

A bem da verdade esse costume era também um respeito à hierarquia já utilizada nos canteiros de obras.

Destaque-se que na época não existiam templos maçônicos elaboradamente decorado e nem ritos maçônicos especulativos com os seus planteis simbólicos. A Loja, ou o alojamento, era de fato uma oficina de trabalho onde os operários especializados elevavam a obra (catedrais, igrejas, abadias, mosteiros, etc.).

Mais tarde, por volta do século XVII, com o advento da Maçonaria dos aceitos, ou especulativa, e finalmente, no século XVIII a Moderna Maçonaria, as práticas passaram a ser simbólicas, contudo, muitas tradições e costumes ainda permaneceriam – e até hoje permanecem - mesmo que de modo alegórico e emblemático.

Assim, atualmente não importa onde os Aprendizes e Companheiros, conforme o Rito, ocupem lugar em Loja, pois quem oficialmente os instrui, com base nos velhos costumes, são os Vigilantes, ou seja, o 2º os Aprendizes e o 1º os Companheiros.

O REAA, preservando essas tradições, adota essa hierarquia. Enganam-se aqueles que pensam que é necessariamente o Vigilante da Coluna o instrutor. Tudo faz parte do canteiro especulativo e nele muitas práticas se derivam nos nossos antepassados oriundos das Guildas de Construtores da Idade Média – é preciso se respeitar essa regra.

Dando por concluído, a terceira instrução do Companheiro sugerida pelo Sistema de Orientação Ritualística no REAA procura manter a tradição de que é ofício do 1º Vigilante, do Norte, instruir os detentores do 2º Grau, no Sul.

T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: http://pedro-juk.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário