Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

quarta-feira, 12 de janeiro de 2022

MINUTO MAÇÔNICO

BALANDRAU

1º - Espécie de opa ou beca com mangas, o Balandrau é fechado até o pescoço, sendo confeccionado de tecido preto que pode variar de acordo com o clima.

2º - O Balandrau é usado por certas irmandades em atos religiosos, tendo sido adotado como vestuário pelos irmãos de várias Lojas do Brasil.

3º - O uso do Balandrau, segundo nos parece, é uma peculiaridade da Maçonaria brasileira, pois nenhum autor ou dicionarista maçônico, fora do Brasil, refere-se a ele como indumentária maçônica.

4º - Esta peça de vestuário parece ter sido adotada pelos Maçons brasileiros como substituto barato e confortável do traje a rigor preto exigido nas cerimônias maçônicas, que é o smooking com gravata borboleta e luvas brancas.

5º - Assim, em várias Potências, o uso do Balandrau não foi aprovado nem desaprovado, foi simplesmente tolerado, não constituindo, portanto, para muitos, um traje litúrgico

Fonte: http://www.cavaleirosdaluz18.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário