Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

quarta-feira, 26 de janeiro de 2022

REAA - ALFAIAS DO MESTRE INSTALADO (EX-VENERÁVEL MESTRE)

Em 09.08.2021 o Respeitável Irmão Fabio Neves, Loja Fanoel, 2.235, Rito Adonhiramita, GOB-PA, Oriente de Belém, Estado do Pará, apresenta a dúvida que segue:

PUNHOS DO EX-VENERÁVEL

Apareceu uma dúvida, quanto aos paramentos do Ex-Venerável do REAA, além do avental e do colar com a joia, existe punhos específicos para o Ex-Venerável?

COMENTÁRIOS:

Por oportuno vale mencionar que cerimônia de instalação do Venerável Mestre no REAA não é nele original. Em termos de GOB, esse costume acabou ingressando somente em 1968 quando foi encomendado pelo então Grão-Mestre Geral ao Irmão Nicola Aslan um ritual para a instalação de Venerável Mestre na Obediência.

De certa forma essa generalização acabou atingindo um Rito, como o Escocês Antigo e Aceito, por exemplo, que originalmente não possui Instalação, já que tradicionalmente na França (origem desse Rito), instalação é simplesmente a posse do Venerável.

Sabe-se perfeitamente que a cerimônia de instalação é originária da Maçonaria Inglesa, embora valha a pena registrar que na França, desde meados do século passado, uma das Obediências Francesas, a Grande Loja Nacional Francesa, criou também uma cerimônia de instalação (provavelmente para alcançar reconhecimento dos ingleses), mesmo não sendo esse costume original da Maçonaria Francesa.

Destaque-se que o REAA é um rito que embora possua raízes anglo-saxônicas, é filho espiritual da França. Bom que se diga também que esses rituais esotéricos de instalação nada tem a ver com a instalação original inglesa.

Em se tratando de Grande Oriente do Brasil, então é desde 1968 com o Grão-Mestre Geral Moacyr Arbex Dinamarco que esse costume foi introduzido genericamente (sobre todos os seus ritos) e hoje é uma prática consagrada na Obediência.

Assim é que aparece o título honorífico (não é grau) de Mestre Maçom Instalado, ou seja, um Mestre que tem uma distinção por ter sido um dia eleito e instalado (empossado) como Venerável Mestre de uma Loja. Graças a isso, o titular (Venerável Mestre) possui suas alfaias e o ex-Venerável as suas.

No que trata da inserção desse costume no REAA praticado no GOB, apenas o Venerável Mestre tem punhos como parte dos seus paramentos, enquanto que o ex-Venerável, ou Mestre Maçom Instalado não os possui, Ainda diferencia-se nesse particular a joia distintiva do cargo de Venerável Mestre que é um esquadro dourado e a do Mestre Maçom Instalado (ex-Venerável) que é um conjunto dourado composto por um compasso aberto com as suas pontas sobre um quarto de círculo graduado.

Em resumo, o Venerável Mestre no REAA usa o avental, colar com a joia e punhos, enquanto que o ex-Venerável usa o avental, colar com a joia, mas não usa punhos.

T.F.A.
PEDRO JUK - jukiem@hotmail.com
Fonte: http://pedro-juk.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário