Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

quarta-feira, 12 de janeiro de 2022

O LUGAR DO COBRIDOR EXTERNO NO ENCERRAMENTO DOS TRABALHOS

O LUGAR DO COBRIDOR EXTERNO NO ENCERRAMENTO DOS TRABALHOS
(republicação)

Em 20/06/2017 o Respeitável Irmão Ilson A. Rhoden, Loja Gonçalves Ledo, REAA, GOB-PR, Oriente de Curitiba, Estado do Paraná, pede esclarecimentos para:

Estava eu exercendo a função de cobridor externo na última sessão de minha loja, Joaquim Gonçalves Ledo, do Oriente de Curitiba, de fronte ao Irmão Clemente Escobar, que nos lê em cópia e que ocupava a função de Cobridor Interno, quando me veio a dúvida acerca da correta posição do cobridor externo no encerramento dos trabalhos, mais precisamente durante a retirada dos Irmãos do Templo.

O Irmão Clemente defendeu a tese de que o cobridor externo, por lógica, deveria se posicionar na parte externa, ao lado da porta, no átrio.

Diante da minha dúvida consultei a dinâmica ritualística do Rito Escocês Antigo e Aceito, a qual creio ser de grande parte de sua lavra, e constatei que a dinâmica não faz menção expressa ao Cobridor Externo, somente ao Cobridor Interno, durante o encerramento.

Posto isto, qual o posicionamento correto do Cobridor Externo durante a retirada dos Irmãos do Templo?

a) no átrio, conforme sugeriu o Irmão Clemente;

b) de fronte ao Cobridor Interno, na coluna do Norte, onde eu estava postado;

c) deve se retirar com os demais oficiais da Loja;

Desde já muito obrigado pela atenção e pelas considerações, as quais tenho certeza serão muito esclarecedoras.

CONSIDERAÇÕES:

Antes de tudo é preciso mencionar que existe um grave erro na posição dos lugares dos Cobridores dentro da Loja. O Interno no Sul e o Externo no Norte, ambos próximos à porta, o que aconteceu no ritual em vigência foi um erro de impressão que colocou os dois Cobridores, um de frente para o outro. O sentido correto das respectivas cadeiras é a de que elas fiquem voltadas para o Oriente em posições simétricas no extremo do Ocidente à direita e à esquerda da porta.

Note que além do Primeiro Vigilante existem outros oficiais que no Ocidente ficam de frente para o Oriente. É o caso dos Expertos, do 2º Diácono, do Mestre de Harmonia.

Reforçando os erros de impressão que acontecem nos atuais rituais do GOB, observe no Ritual de Mestre na Planta do Templo e veja qual é o Painel que está colocado no centro. Note que equivocadamente no Terceiro Grau está impresso o Painel do Primeiro Grau, o que obviamente não faz sentido.

Assim, antes das convenções peripatéticas comuns à Maçonaria latina como as do “onde está escrito” ou “onde está impresso”, é preciso que em alguns casos a situação seja mais bem avaliada. É o caso dos assentos dos Cobridores voltados um de frente para o outro que deveriam estar voltados para o Oriente.

Dados esses comentários e respondendo a sua questão, o Cobridor Externo no encerramento dos trabalhos no REAA⸫ se retira junto com os demais Mestres. Cobridor Externo fica no átrio somente durante a abertura dos trabalhos, ingressando em seguida. 

A título de ilustração, isso é particularidade de alguns ritos e não uma constante ritualística, posto que no Craft Inglês, por exemplo, geralmente o Guarda Externo (o Tiler) permanece o tempo todo no átrio, não ingressando na sessão, inclusive nem sempre ele é membro da Loja na qual está trabalhando. No costume inglês o Guarda Externo é um Past Master e literalmente é pago (recebe pelo ofício) para exercer essa função nos dias de sessão das Lojas.

T⸫F⸫A⸫
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: pedro-juk.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário