Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

terça-feira, 4 de janeiro de 2022

PAVILHÃO NACIONAL HASTEADO À DIREITA DO VENERÁRVEL, POR QUÊ?

Em 11.07.2021 o Respeitável Irmão Rafael B. Casella Jr., Loja Luz do Universo, 249, REAA, Grande Oriente Paulista (COMAB), Oriente de São José do Rio Preto, Estado de São Paulo, apresenta a seguinte questão:

PAVILHÃO NACIONAL À DIREITA

Gostaria de saber por que o Pavilhão Nacional fica no Oriente, à direita do Altar do Venerável.

CONSIDERAÇÕES:

A despeito de que as Obediências Maçônicas possuam seus próprios regulamentos que ordenam o cerimonial para a Bandeira Nacional, estes seguem basicamente a Lei Federal 5.700 de 01/09/1971 que dispõe sobre a forma e apresentação dos Símbolos Nacionais.

Quanto a posição da Bandeira Nacional à direita, a situação está prevista no Art. 19: “A Bandeira Nacional em todo o Território Nacional, ocupa lugar de honra (o grifo e meu), compreendida com uma posição: (...) III – à direita (o grifo é meu) de tribunas, púlpitos, mesas de reunião (o grifo e meu), ou de trabalho”. Ainda no § único do Art. mencionado: “Considera-se direita de um dispositivo de bandeiras a direita de uma pessoa colocada junto a ele e voltada para a rua, para a plateia ou, de modo geral, para o público que observa o dispositivo”.

É essa a provável razão pela qual nos Templos Maçônicos a Bandeira Nacional fique à direita do titular dirigente ocupando a sua mesa (altar). No caso das reuniões maçônicas à direita (ombro direito) do Venerável Mestre que olha do Oriente para o Ocidente.

Quanto ao Pavilhão ficar no Oriente é porque o Art. 19 mencionado prevê para ele ocupação de um lugar de honra. Assim, no caso da Maçonaria, onde a Bandeira Nacional é maior autoridade presente, ela ocupa o Leste da Loja.

T.F.A.
PEDRO JUK
jukirm@hotmail.com
http://pedro-juk.blogspot.com.br
Fonte: http://pedro-juk.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário