Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

terça-feira, 11 de janeiro de 2022

LANÇAMENTO DA PEDRA FUNDAMENTAL DO TEMPLO

Em 21.07.2021 o Respeitável Irmão Alexander George Whyte Gailey, Loja Renascer de Cotia, 3706, GOB-SP, REAA, Oriente de Cotia, Estado de São Paulo, apresenta a questão que segue.

PEDRA FUNDAMENTAL

Venho por esta solicitar orientação sobre o lançamento da pedra fundamental do projeto que temos da construção de nosso Templo. Alguns Irmãos comentaram que existe um “ritual “para este tipo de procedimento e gostaria que pudesse nos esclarecer com a luz de sua sapiência.

CONSIDERAÇÕES:

Na verdade, a Pedra Fundamental na Moderna Maçonaria não se trata especificamente de uma pedra angular, mas genericamente é o marco inicial simbólico da construção de um templo maçônico.

Especulativamente, consiste em colocar em uma urna algo que represente aquele solene momento e fique devidamente registrado para a mente dos pósteros. Geralmente a tendência é de que essa urna seja aberta futuramente quando a Loja comemorar o seu jubileu de prata, jubileu de ouro, ou outro qualquer momento relevante para a Loja.

A bem da verdade, esse costume rememora de maneira simbólica os tempos operativos da Maçonaria quando era colocada, no canto nordeste da obra, a sua pedra angular, ou seja, o marco referencial de onde partiam todos os nivelamentos, alinhamentos e aprumadas da construção. Era uma espécie de 0=PP, ou o ponto de partida da obra.

Na Moderna Maçonaria, especulativa por excelência, esse costume é relembrado em se enterrando num lugar próximo ao canto nordeste do canteiro de obras uma urna representativa, contudo tomando-se o cuidado para que esse elemento emblemático não venha posteriormente atrapalhar a construção da verdadeira estrutura da fundação da obra.

A referência “canto nordeste” vem dos tempos do ofício quando era marcado o primeiro “canto” em cujo qual se utilizava o cordel de 12 nós equidistantes que servia para esquadrejar as esquinas da edificação em se aplicando a 47ª Proposição de Euclides (Teorema de Pitágoras).

O canto, ou esquina inicial, ficava na banda nordeste do canteiro porque no hemisfério Norte, berço de nascimento da Maçonaria, esse era hipoteticamente o lugar mais escuro e mais distante da luz que aparentemente vinha da banda Sul (do mais escuro para o mais iluminado). Na verdade, é a aparente declinação máxima do Sol em direção ao Sul no inverno setentrional.

A aplicação prática desse teorema era a de que partindo dessa pedra angular (canto inicial) marcavam-se três nós do cordel em direção ao Sul (Meio-Dia); quatro outros nós em direção ao Ocidente (ocaso do Sol); fechava-se a hipotenusa desse triângulo retângulo com cinco nós. Dessa aplicação resultava o “canto” esquadrejado (90º). Não à toa que o substantivo “canteiro” é derivado de “canto”.

Assim, simbolicamente os rituais, ou os roteiros especulativos, vivenciam essa antiga gênese de edificação do período operativo da Maçonaria, ordenando para tal um cerimonial para o lançamento da Pedra Fundamental.

Em linhas gerais o ponto básico dessa cerimônia especulativa consiste em fazer com que os oficiais da Loja literalmente percorram os quatro cantos do polígono que baliza futura construção (pelo terreno ao ar livre) como que vivenciando essa alegoria. Para isso a comitiva parte simbolicamente do canto nordeste e paulatinamente passa respectivamente pelos cantos noroeste, sudoeste e sudeste, voltando ao canto nordeste que é o ponto inicial. O trajeto simula o quadrilongo projetado do Templo.

No caso do ritual, no GOB existe um “Roteiro de Lançamento da Pedra Fundamental” que se encontra em Rituais Especiais, Eventos Irrestritos e Roteiros, Decreto 1517/17, edição 2017 em vigência.

Vale mencionar que esse roteiro do GOB carece de correção porque lamentavelmente na sua página 231, consta uma planta onde o ponto cardeal Norte descrito está contraditório à situação do retângulo emblemático, pois a orientação que deveria coincidir com os pontos cardeais Norte, Sul, Leste e Oeste encontra-se com o Norte apontando para o Leste (Oriente). Entenda-se que a grande marcha (procissão dos Oficiais) que ocorre na cerimônia de Lançamento da Pedra Fundamental é horária e parte do canto nordeste. Sem dúvida, isso precisa ser corrigido, fazendo assim com que os pontos cardeais Norte, Sul, Leste e Oeste coincidam com os lados Norte, Sul, Leste e Oeste do retângulo balizador da futura construção.

Em relação ao cerimonial propriamente dito, vale mencionar que o final da grande marcha ocorre quando a procissão atingir novamente o canto NE, onde nele é enterrada a urna que simboliza a Pedra Fundamental.

É nesse momento que a urna recebe elementos como jornais da época, moedas, notas, copias de discursos proferidos na ocasião, ata do evento, cópia do projeto, fotos, e outros elementos que possam fazer parte da solene ocasião e relembradas no futuro.

Eram esses os suscintos comentários, destacando que procurei também ilustrar a origem dessa cerimônia que atualmente tem sido própria de muitos ritos maçônicos especulativos da Moderna Maçonaria.

T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: http://pedro-juk.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário