Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

sábado, 15 de janeiro de 2022

TRANSFORMAÇÃO DA LOJA E A MUDANÇA DO SINAL

TRANSFORMAÇÃO DA LOJA E MUDANÇA DE SINAL
(republicação)

Em 20/06/2017 o Respeitável Irmão João Batista de Jesus Goes Pires Castanho. Loja Fraternidade São Roquense, 3.931, GOSP-GOB, Oriente de São Roque, Estado de São Paulo, solicita as informações seguintes:

Caro Irmão Pedro, em primeiro lugar gostaria de lhe agradecer por tantas explicações sobre a ritualística, venho aprendendo muito com o Irmão, e na medida do possível tentando colocar seus ensinamentos em prática na nossa Loja, tenho uma dúvida, que se possível, gostaria muito que esclarecesse. Quando se esta trabalhando no Grau de Aprendiz e a Loja irá se transforma para o Grau de Companheiro, em que momento mudamos o sinal para o Grau de Companheiro, assim que se altera o Compasso, ou depois de toda a Loja transformada, ou seja, depois das velas acesas, do acendimento da Estrela Flamejante e a troca do Painel?

CONSIDERAÇÕES:

Embora existam muitos aspectos que envolvem a transformação de Loja, como Painel, Luzes, etc., a principal é sempre aquela que determina a abertura ou a transformação da Loja, ou seja, a disposição das Três Grandes Luzes Emblemáticas, ou Luzes Maiores no lugar de costume. 

Delas o fundamental ainda é a disposição (modo de colocação), conforme o Grau, do Esquadro e do Compasso sobre o Livro da Lei.

Assim, mudando-se a disposição dos objetos emblemáticos mencionados, imediatamente o Venerável Mestre ordena a alteração do Sinal em Loja.

As outras providências da praxe se dão após todos estarem à Ordem no Grau correspondente ao trabalho da Loja que acaba de ser transformada.

T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: pedro-juk.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário