Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

domingo, 16 de janeiro de 2022

COLETA NAS COLUNAS - AUSÊNCIA DE APRENDIZES E COMPANHEIROS

Em 24.07.2021 o Respeitável Irmão Flávio Antonio Caldas Rebello, Loja Unificação Maçônica, 1.125, REAA, GOB-AM, Oriente de Manaus, Estado do Amazonas, apresenta a seguinte questão:

COLETA NAS COLUNAS NO REAA

Meu irmão, estamos com uma dúvida no correr dos Sacos. Se as CCol∴ dos CComp∴ ou AApr∴ estiver vazia, mesmo assim é obrigado a percorre-las com os sacos (Propostas e Tronco)?

CONSIDERAÇÕES:

Ao que parece as dúvidas são pertinentes ao giro durante as abordagens quando das coletas nas CCol∴ do Sul e do Norte.

De pronto, devo salientar que não existe possibilidade dessas CCol∴ ficarem vazias em Loja aberta, pois além dos Aprendizes e Companheiros, que ocupam lugar nos seus respectivos topos, nelas também trabalham Mestres Maçons distribuídos conforme os seus lugares (Vigilantes e Oficiais).

Assim, o oficial circulante (M∴ de CCer∴ ou Hosp∴) percorre toda a Col∴ do Sul para fazer a coleta. Obviamente que se não estiverem presentes Companheiros Maçons, a abordagem é feita entre os demais ali presentes. Do mesmo modo isso ocorre na Coluna do Norte e os Aprendizes.

A ordem de abordagem deve obedecer ao que prevê o REAA no Sistema de Orientação Ritualística do GOB RITUALÍSTICA – Decreto 1784/2019 do Grão-Mestre Geral.

Vale mencionar que no Templo a os limites da Col∴ do Norte compreendem todo o espaço à esquerda de quem entra a partir do eixo (equador) até a parede Norte e entre o limite com o Oriente e a parede ocidental. O topo dessa Col∴ é toda a parede Norte que fica entre a balaustrada e o canto ocidental (nordeste e noroeste do espaço respectivamente). Nessa parede ficam encravadas as seis primeiras colunas zodiacais e é o lugar dos Aprendizes em Loja.

Já na Col∴ do Sul, seus limites compreendem todo o espaço à direita de quem entra a partir do eixo (equador) do Templo até a parede Sul e entre o limite com o Oriente e a parede ocidental (sudeste e sudoeste do espaço respectivamente). O topo dessa Col∴ corresponde a toda a parede Sul que fica entre a balaustrada e o canto ocidental. Nela ficam encravadas as outras seis colunas zodiacais e é genericamente o lugar dos Companheiros em Loja.

Destaco que conforme a legislação do GOB, cargos em Loja são privativos dos Mestres Maçons, isso implica que Aprendizes e Companheiros não ocupam cago e sentam respectivamente nos topos do Norte e do Sul.

Assim, em uma Loja aberta as CCol∴ nunca estarão completamente desocupadas pois nela sempre deve existi um mínimo de Mestres trabalhando. O que pode acontecer é não estarem presentes Aprendizes e Companheiros naquela sessão. Desse modo, por certo que o oficial circulante não encontrará nem Aprendiz e Companheiro para realizar a coleta, isto é, nesse caso ele nem passa pelos topos das CCol∴.

T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: http://pedro-juk.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário