Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

sexta-feira, 28 de janeiro de 2022

INICIAIS MI NA ASSINATURA

Em 10.08.2021 o Respeitável Irmão José Walterler dos Santos Silva, Academia Coronel Walterler, Loja Evolução Segunda, 852, sem mencionar o nome do Rito, GOB-RN, Oriente de Natal, Rio Grande do Norte, apresenta a questão seguinte:

MESTRE INSTALADO

Ontem, por ocasião de uma sessão, um Irmão que é Mestre Instalado, criticou outro pelo fato daquele haver assinado o livro de presença e grafado a sigla "MI", argumentando que Mestre Instalado NÃO É GRAU e, portanto, não deve ser assinado usando-se essa sigla, mas, a sigla MM.

A discussão ficou em aberto, pois um outro Irmão presente disse que existe um Decreto de 1969 que estabelece que o Mestre Instalado deve registrar essa sua condição, no Livro de Presença e quaisquer outros escritos de sua lavra. Pesquisei, mas não consegui encontrar esse decreto. Se o senhor tiver e puder me enviar uma cópia, agradeço.

CONSIDERAÇÕES:

Caro Irmão, obviamente que Mestre Instalado não é grau e como tal não deveria acompanhar a assinatura de um Irmão conforme os nossos costumes.

O Regulamento Geral da Federação do Grande Oriente do Brasil em seu Artigo 42 menciona:

“O Mestre Maçom que passar pelo Cerimonial de Instalação integrará a categoria especial honorífica (o grifo é meu) dos Mestres Instalados. Parágrafo Único. Para ser consagrado Mestre Instalado é necessário que o Mestre Maçom tenha sido, a qualquer tempo, eleito Grão-Mestre ou Grão-Mestre Adjunto ou Venerável de Loja”.

Parece que é bem claro o texto do Diploma Legal em vigência quando não menciona nenhum grau simbólico iniciático, mas sim uma categoria especial honorífica (aquela que honra e distingue; honorário, honorável). Nada a ver com grau.

Contudo, infelizmente essa prática ainda continua presente entre nós, sobretudo entre aqueles que ainda não aprenderam que M∴ I∴ não é grau.

Assim, se as iniciais apostas à assinatura do maçom for para identificar o seu grau simbólico, por certo não é recomendável o uso das iniciais M∴ I∴, pois o simbolismo, ou o franco-maçônico básico universal da Moderna Maçonaria, é composto única e exclusivamente por três graus – Aprendiz, Companheiro e Mestre Maçom.

Já o título honorífico de Mestre Instalado, que não é grau, é costume haurido da Maçonaria Anglo-Saxônica, mas que foi indevidamente inserido nos rituais de ritos de origem francesa.

Quanto a algum Decreto do ano de 1969 que estabelece a identificação de M∴I∴ após a assinatura, eu desconheço. A propósito, seria de bom alvitre que quem se arvorou em enunciá-lo, que então apresentasse na oportunidade pelo menos o número desse Decreto, data, assinatura, etc., para a competente averiguação sobre essa orientação.

T.F.A.
PEDRO JUK - SGOR/GOB
jukirm@hotmail.com
Fonte: http://pedro-juk.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário