Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

terça-feira, 25 de janeiro de 2022

TRAJE DEBAIXO DO BALANDRAU - REAA

Em 06/08/2021 o Respeitável Irmão José Cavalcanti de Carvalho, Loja Cedros do Líbano, 1688, REAA, GOB-RJ, Oriente de Miguel Pereira, Estado do Rio de Janeiro, formula a pergunta seguinte:

VESTUÁRIO SOB O BALANDRAU

Nos termos do Ritual do 1º Grau – Aprendiz –Maçom – REAA., página 33 diz que o traje do Maçom fora dos casos de Sessões Magnas, admite-se o uso do balandrau preto, com gola fechada, comprimento até o tornozelo e mangas compridas, sem qualquer estampa ou insígnias estampadas, desde que usado com camisa branca, calça, sapatos, cinto e meias pretos, não sendo permitido o uso de tênis ou similares. Contudo, no Decreto 1784/2019 de 08/10/2019, Sistema de Orientação Ritualística – SOR do 1º Grau, no item 17 – na sua Orientação diz: Quanto a cor da camisa e do cinto é questão irrelevante. Na Justificativa II – Quanto a obrigatoriedade do uso do Balandrau com camisa branca e cinto preto não faz sentido. Por serem peças do vestuário que ficam sob o balandrau e não aparecerem, as suas cores opcionais. PERGUNTA-SE: Partindo desta premissa, é permitido o uso de camiseta ou camisa de time de futebol? Camiseta ou camisa com propaganda de partido político ou tema religioso? Mesmo que usada sob o Balandrau? Desde já agradeço. Parece uma pergunta sem sentido, contudo tenho presenciado vários debates sobre o assunto.

COMENTÁRIOS:

Como são peças de vestuário que não aparecem, no caso usadas por debaixo de outra, é irrelevante a cor da camisa, camiseta, cuecas, cintos, e outros dos seus afins de confecção e estamparia.

No caso, a camisa vai vestida por debaixo do balandrau negro e talar, mangas compridas e fechado no colarinho – nessa condição, além do balandrau, vêm-se no máximo a barra das calças pretas e dos sapatos negros previstos.

A racionalidade maçônica, no caso do REAA, não leva em conta o que o obreiro usa por debaixo do balandrau. Não existe nenhum princípio iniciático que deva ser observado nesse sentido.

Balandrau, terno, camisa branca, gravata, etc., são meras convenções de vestuário e não interferem nos propósitos gerais da Sublime Instituição. O que o maçom precisa compreender é a proposta doutrinária do Rito nos seus postulados iniciáticos que propõem a transformação do homem.

Precisamos entender que a verdadeira vestimenta do maçom é o Avental, a despeito de que suas vestes normais devem ser respeitosas e de acordo com o ambiente dos trabalhos maçônicos. Por exemplo, ninguém deve se apresentar na Loja vestindo bermudas, shorts ou trajes de banho.

Obviamente que seguimos os regulamentos, todavia sem extrapolá-los com tendências e credos particulares que possam confundir os propósitos da Maçonaria. Em tudo reside o bom senso.

Pelo mundo encontramos muitos países que praticam a Maçonaria Regular onde os maçons se apresentam para os trabalhos vestidos normalmente e, em alguns casos, usando trajes típicos da sua cultura, a exemplo dos kilts escoceses, albornozesdos árabes e, ainda em manga de camisa em países de clima geralmente quente.

Balandrau, terno preto, etc., são normas de Obediências e não podem ser considerados como trajes universais da Ordem.

Reitero, trajes em maçonaria, fora o Avental, são meras convenções a serem seguidas de acordo com os regulamentos e os regimentos internos das Lojas. No caso, o que se usa por baixo do balandrau negro é irrelevante, obviamente desde que ele seja talar (até os talões), tenha mangas compridas e seja fechado até o colarinho.

Pertinente à sua pergunta, nos trabalhos da Loja onde é admitido o uso do balandrau, todos os maçons trabalham vestidos conforme o regulamento, ou seja, uma veste talar conforme determinação. Desse modo, o que está por baixo não aparece, então não faz diferença, sobretudo porque além do Avental, as demais peças não são elementos iniciáticos.

É bom lembrar que o maçom se veste para os trabalhos na Sala dos PP∴ PP∴, não no átrio, e nem dentro do Templo. Lembra-se que para a formação do préstito ele já deverá estar vestido conforme prevê o Rito.

T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: http://pedro-juk.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário