Páginas

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O “Perguntas & Respostas” que durante anos foi publicado no JB News e aqui reproduzido, está agora no “Blog do Pedro Juk” . Para visita-lo ou tirar suas dúvidas clique http://pedro-juk.webnode.com/ ou http://pedro-juk.blogspot.com.br

sábado, 29 de janeiro de 2022

DE MINHA LOJA OU DE NOSSA LOJA?

Em 11.08.2021 o Irmão Carlos Moccelin, Loja Fidelidade, 1883, GOB-PR, REAA, Oriente de Londrina, Estado do Paraná, solicita esclarecimento para o que segue:

TELHAMENTO DO SEGUNDO GRAU

Recém elevado, ao comparar o Ritual 2009, de Companheiro Maçom e o Ritual de Aprendiz Maçom no interrogatório - telhamento, surgiu a seguinte dúvida.

Com o cuidado em manter nosso juramento e segredo, conservo implícito os dizeres.

A resposta à pergunta "nada mais trazeis?" possui respostas com uma pequena divergência.

Busquei a resposta junto ao GOB Ritualística e, não encontrei. Junto aos Mestres, um retorno satisfatório, porém, quero uma afirmativa do irmão ocupando cargo de Grande Secretário de Ritualística.

Há erro de digitação entre os rituais na resposta em questão? Caso negativo, qual significado (contexto) dos pronomes "de minha" e "de nossa"?

CONSIDERAÇÕES:

Não há nenhuma incongruência na questão. O sentido é o mesmo no contexto do questionário. Tanto um como o outro, ambos têm o mesmo significado.

O fato é que a questão em um ritual se refere a uma pessoa (singular) ao mencionar a "minha Loja" e em outro ritual dá a entender que o visitante fala em nome de mais de uma pessoa (plural).

É como se o examinado respondesse à questão solitariamente ou como se ele respondesse em nome dele e de outros mais. Note que quando vários visitantes de uma mesma Loja ingressam em visita, geralmente apenas um deles (de menor grau) se submete ao questionário.

O fato é que no contexto da resposta à questão é sempre o Ven∴ Mestre que s∴p∴ t∴ vv∴ t∴, tanto no caso de “minha” como de “nossa” Loja – a referência aqui é a de que o visitante traz (ou os visitantes trazem) a saudação do seu (único) Ven∴ Mestre.

T.F.A.
PEDRO JUK - jukirm@hotmail.com
Fonte: http://pedro-juk.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário